Uern anuncia reforma e revitalização de prédio da Aceu, em Mossoró

Um sonho de muitos(as) mossoroenses de ter de volta em funcionamento o prédio da Associação Cultural Esportiva Universitária (Aceu), no Centro de Mossoró, está prestes a se tornar realidade. A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern), mantenedora da estrutura, anuncia uma reforma completa do espaço, com recursos próprios, e a sua transformação em um centro cultural para uso da comunidade acadêmica e sociedade como um todo.

A obra, que custará R$ 1.959.000,00, consiste na adequação interna e externa da edificação, incluindo muro e calçada de contorno, contemplando serviços como pintura geral, recuperação de portas e janelas, recuperação de pisos, substituição de materiais de cobertura, recuperação de forros, reformas gerais de instalações elétricas e hidrossanitárias, adequações de acessibilidade, instalação de sistemas de prevenção a incêndio, entre outras intervenções.

Os recursos empregados são da própria Universidade que, com a autonomia de gestão financeira e patrimonial, conquistada em dezembro de 2021, tem liberdade para executar seu orçamento e, entre outras possibilidades, investir em infraestrutura sem depender de emendas estaduais e/ou federais ou outros tipos de repasses financeiros.

No último sábado, 21, o Jornal Oficial da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Jouern) publicou o resultado da concorrência eletrônica na qual a empresa Hertz Construções e Serviços LTDA foi a vencedora.

A presidente da Fuern e reitora da Uern, professora Cicília Maia, destacou que a Instituição tem empregado esforços para viabilizar a reforma e revitalização dessa importante e histórica estrutura mossoroense.

“Essa revitalização é vital para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tudo isso integrado à arte, à música e à cultura. Esse prédio histórico vai funcionar como um importante centro cultural da nossa Universidade, atendendo toda nossa comunidade universitária, classe artística e comunidade em geral”, comemorou.

A formalização do contrato entre a Fuern e a construtora deve acontecer nos próximos dias.

Prédio

Construído em meados dos anos 1920 como sede do Clube Ipiranga, na Rua Dr. Mário Negócio, Centro de Mossoró, o prédio funcionou como espaço de eventos socioculturais públicos, gratuitos e acessíveis à população potiguar.

Na década de 1980, o clube Ipiranga doou as instalações da edificação para a então FURRN. O prédio funcionou como Associação Cultural Esportiva Universitária até a década de 1990, com atividades sociais e recreativas acadêmicas e comunitárias.