Uern amplia número de periódicos pontuados na avaliação webQualis da CAPES

Das 22 revistas ativas no portal dos periódicos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), 11 pontuaram no webQualis 2017-2020, a Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC). Das revistas que pontuaram, seis obtiveram nota no extrato A.

“O portal de periódicos da Uern possuía no Qualis anterior (2012-2016) apenas quatro revistas pontuadas, nenhuma delas com qualis A. No novo qualis, seis revistas se posicionaram em extrato A, e quatro em extrato B, o que demonstra a forte inserção desses periódicos a nível nacional e internacional”, comemora o Chefe do Departamento de Apoio ao Pesquisador, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg), Prof. Dr. Filipe da Silva Peixoto.

O webQualis da CAPES é uma forma de avaliação de periódicos acadêmicos científicos, baseada principalmente na publicação dos programas de pós-graduação.

A partir de 2022, o qualis passou a ser unificado por áreas mães, e foi reclassificado, dentre outras modificações, inserindo no estrato A mais dois níveis. As revistas classificadas como qualis A estão posicionadas no extrato superior, e são mais bem aceitas e respeitadas dentre a comunidade científica em sua área.

Esses periódicos frequentemente estão vinculado a Programas de pós-graduação, departamentos acadêmicos ou projetos de extensão, e são importantes veículos de divulgação científica de qualidade e projeção da Uern a nível nacional e internacional.

Para a titular da Propeg, Ellany Gurgel, o resultado é bastante satisfatório e reflete a qualidade das pesquisas desenvolvidas pela Universidade. “É um grande avanço para os periódicos da Uern”, destaca a pró-reitora.

PERIÓDICOS PONTUADOS NOS EXTRATOS A E B NA AVALIAÇÃO WEBQUALIS

– Revista Geotemas – A2