...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern abre Semana do Planejamento 2023.1 com mesa-redonda sobre uso de IA e TICs na educação

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), como parte do Reconecta, iniciou de forma remota a Semana de Planejamento Pedagógico do semestre 2023.1 com a mesa-redonda de tema “O uso de Inteligência Artificial (IA) e de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no Ensino Superior”.

Professora do Departamento de Computação da Sheffield Hallam University (Reino Unido), Márjory da Costa Abreu foi a palestrante, tendo como mediadores dois professores da Uern: Fernanda Abreu, da Faculdade de Direito (FAD), e Sebastião Alves, do Departamento de Informática.

Compuseram a mesa de abertura a professora Cicília Maia, reitora da Uern; a professora Fernanda Abreu, pró-reitora de Ensino de Graduação; a professora Meyre-Ester Barbosa, coordenadora do Fórum de Diretores; e a professora Sirleyde Dias, coordenadora Fórum de Chefes de Departamentos e Coordenadores de Curso de Graduação.

“Mais uma vez, estamos recomeçando, tentando sair de uma situação que foi muito angustiante para todos nós, que foi a pandemia, mas ainda estamos no restinho da pandemia. Infelizmente aparecendo mais casos, pensávamos que não íamos ouvir, embora agora tudo muito controlado, com vacina. Então, a gente pode respirar um pouco e iniciar o semestre com otimismo”, disse a professora Sirleyde Dias.

Tratando sobre o tema de abertura, a professora Meyre-Ester Barbosa disse que, “na prática pedagógica, está no cerne da sua concepção a reinvenção. Por mais que ela pareça algo repetitivo, ela sempre remete a um processo de vir a ser. A prática pedagógica é algo que remete à necessidade de criação, à necessidade de produção, à necessidade de dar novos sentidos, de incorporar o novo, de repensar”.

Mesa de abertura do evento com a presença da reitora Cicília Maia (Foto: Reprodução/Youtube)

Por sua vez, a professora Fernanda Abreu destacou que a Semana de Planejamento contempla temáticas “que possam, ao fomentar às nossas reflexões, contribuir para que a gente se mantenha como seres pensantes, reflexivos, críticos”. Louvou ainda, no ensejo do tema tecnologia, a transição de sistemas na Uern: da Plataforma Íntegra para o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

A reitora Cicília Maia elogiou o tema escolhido para a abertura, agradecendo a professora Marjorie pela palestra e aos organizadores do evento. “Que possamos aproveitar cada vez mais as oportunidades que esta Universidade proporciona a cada um e a cada uma. Tenho certeza de que esta semana será proveitosa, não somente com as atividades que são projetadas ou planejadas pela nossa equipe, mas também por toda a programação que os departamentos estão organizando”, finalizou.

No início de sua fala, a professora Marjorie destacou que não tem opinião formada sobre o uso de tecnologias. “E eu não estou aqui para convencer ninguém. Eu meu papel, até como cidadã, é de dar informação para pessoas para elas decidir o que elas acham de maneira informada, e não simplesmente porque elas estão lendo artigos sensacionalistas na internet”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support