Uern abre as portas para estudantes do ensino médio com a Feira de Profissões

Acostumado ao ambiente da Escola Estadual Diran Ramos do Amaral, o jovem Marcelo Henrique Costa conheceu, somente na semana passada, o Campus de Mossoró da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) para participar da 4ª edição da Feira de Profissões. O evento apresentou a Instituição a estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aguardam a abertura do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para escolher um curso superior.

Mais de 2.500 estudantes de escolas públicas e privadas de várias regiões do Estado participaram do evento nos campi de Mossoró, Assú, Caicó, Patu e Pau dos Ferros, no último dia 23, e em Natal, no dia 25.

“É uma marca muito importante que transforma essa edição na maior já realizada. Acredito que coloca a Feita como o principal evento desse tipo no RN em termos de participação de estudantes e abrangência, uma vez que foi realizada em 06 municípios. O resultado é muito positivo pelo feedback que recebemos das escolas, dos diretores(as), dos(as) professores que disseram que muitos estudantes devem fazer sua opção no SiSU pela Uern”, comentou o professor Esdras Marchezan, titular da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), organizadora do evento em parceria com os departamentos acadêmicos, faculdades e direções dos campi.

Com a visita e o contato com as atrações universitárias, o desejo do estudante da 3ª série do Ensino Médio da escola localizada no bairro Redenção, em Mossoró, de cursar Ciência da Computação ficou maior.

A 4ª edição foi sucesso de público, se consolidando como a maior do RN no segmento

“Foi bem legal, algo diferente que não tinha visto. Consegui entender um pouco sobre cada curso, com professores altamente instruídos para explicar e ensinar cada um dos cursos, orgulhosos por estarem ali mostrando a Universidade. Tenho em mente fazer Ciência da Computação. Depois que explicaram como que funcionava, fiquei mais curioso em aprender”, revela Marcelo Henrique.

Pedro Davi Gadelha, da mesma turma, se identifica com os cursos da área de Humanas, como por exemplo, Ciências Sociais e Filosofia. Ele vê na Uern uma ótima oportunidade de ingressar no ensino superior e o evento, como uma ajuda aos indecisos.

“Além do evento ser muito dinâmico, ele também amplia e estimula os alunos a terem essa noção maior sobre os cursos da Uern e o que eles querem decidir para o seu futuro. Por mais que a gente se encontre confuso e perdido sobre nós mesmos, em algum momento, uma hora a gente vai se encontrar e a Uern, com certeza, serve de bússola, de orientação e referência para esses alunos”, analisou.

Egressa do curso de Ciências Biológicas da Uern, a professora da turma de Marcelo Henrique e Pedro Davi, Fernanda Temístocles, também pôde reviver um pouco do ambiente acadêmico ao acompanhar os(as) estudantes.

“Um momento de grande importância em que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as emendas dos cursos, áreas de atuação, o mercado de trabalho, e poder então decidir qual carreira querem seguir no futuro. Ter essa vivência de conhecer os cursos, os departamentos, os laboratórios, e professores desperta neles a vontade de querer cursar um curso superior – alguns alunos não têm essa vontade – e ajuda aquele aluno que, de repente, está em dúvida em qual carreira seguir, na tomada de decisão”, avaliou Fernanda.

Todos os cursos de graduação apresentaram o que tem de melhor

Acompanhando a turma, a professora Vanessa Soares parabenizou a iniciativa realizada pela Uern.

“A Universidade está de parabéns por abrir as portas para aqueles alunos que ainda nem sabem o que querem cursar. Os alunos ficaram encantados com cursos que eles não sabiam nem que existiam. Muitos deles só sabem o nome do curso, mas não sabem como funciona, se se identificam, se é realmente aquilo que querem e a Uern proporcionou isso pra eles. É uma oportunidade única de estar dentro da universidade, onde daqui a um ou dois anos você pode estar lá estudando”, destacou.