Trabalho de professor da UERN é aprovado para Conferência Mundial de Pesquisa e Inovação Social

O professor Pedro Arturo Rojas, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, teve o trabalho de pesquisa “Educação, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável” selecionado para a 21ª Conferência Mundial WFSF de Pesquisa Global e Inovação Social. O evento será realizado em Bucareste, capital e maior cidade da Romênia, leste europeu, de 26 a 28 de junho.

Segundo o professor Pedro Rojas, o trabalho representa uma das experiências mais inovadoras no contexto educacional nas zonas rurais da Colômbia. Foi iniciada nos anos 70 pela Fundação para o Aprendizado e Ensino das Ciências- FUNDAEC, no município de Puerto Tejada, na Colômbia.

“Para que uma verdadeira participação fosse possível, tornou-se necessária a organização e a capacitação dos recursos humanos. Desenvolveu-se, então, o Sistema de aprendizado tutorial, SAT. A metodologia não segue os padrões das escolas tradicionais e os conteúdos temáticos são tratados de forma interdisciplinar, levando em consideração os problemas que eles enfrentam na vida rural. O SAT permite que os jovens permaneçam no campo”, destacou o professor.

Outro elemento central na participação é a organização da comunidade em diversos grupos de interesses para consolidar e efetivar, através da consulta, o desenvolvimento familiar e comunitário fortalecendo, em seu conjunto, à economia local.

No trabalho que foi aprovado para a conferência mundial, o professor explica que uma das ações mais destacadas do projeto é a implementação do Centro Universitário de Bienestar Rural, CUBR. Hoje, o Sistema de aprendizado tutorial, criado por Fundae, tem alcançado um grande reconhecimento nacional e internacional, comprova o pesquisador.

A pesquisa “Educação, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável” foi apresentada aos alunos e professores da UERN na II Semana de Humanidades em março deste ano.