Técnicos administrativos da UERN com titulação chegam a quase 90%

O serviço público precisa ser ágil, satisfatório e que dê respostas aos seus usuários. Muito dessa eficiência passa pelo desempenho e qualificação dos servidores. Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o incentivo à melhoria do seu quadro de pessoal é prática recorrente. Nos últimos 10 anos, cresceu mais de 42% o número de técnicos administrativos com graus de instrução acima do que é exigido em seus respectivos cargos, seja com especialização, mestrado ou doutorado.

Dados da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) apontam que a UERN conta 631 técnicos administrativos efetivos (em janeiro deste ano), sendo 561 com titulação. Ou seja, 88,90% dos técnicos possuem algum diploma de pós-graduação stricto ou lacto sensu.

Comparado a dezembro de 2010, o aumento no número de qualificações foi de 42,57%. Há pouco mais de 10 anos, a Instituição possuía 423 técnicos efetivos, sendo 46,33% com titulações.

Um dado que chama a atenção é em relação ao título de mestre, que saltou de 6 em 2010 para 81 em janeiro deste ano. O certificado de especialização foi conquistado por 381 servidores. Há cerca de 10 anos, eram 115.

A Uern mostra sua força também em qualificar seus próprios servidores. De todos os títulos de especialização, 67 foram obtidos em cursos de Pós-graduação da própria Instituição. Em relação ao mestrado, o número chega a 39 diplomas emitidos pela maior universidade do interior do RN.

Há 10 anos, menos da metade dos técnicos tinha titulação

Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Jéssica Figueiredo afirma que a evolução dos números é motivada por vários fatores, especialmente em razão das ações de incentivo à qualificação dos servidores que são mais frequentes.

“Nós tivemos recentemente a mudança na legislação que permite determinado número de vagas nos processos seletivos de pós-graduação reservado para técnicos da UERN, nós avançamos nas liberações parciais (com horário adaptado) e totais dos servidores para buscar essas titulações e temos também um crescimento na oferta de mestrados profissionais”, exemplificou.

A gestão do reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto (iniciada no final de 2013), em relação ao servidor público, está amparada em três eixos: captar, capacitar e fixar. Captação de pessoas através de concurso público, capacitação através de oportunidade de pós-graduação, aperfeiçoamentos e outros cursos e incentivos para que elas permaneçam trabalhando na Instituição.

“A qualificação desses servidores tanto os tornam mais aptos para o exercício da profissão como também mais motivados em prol da nossa Instituição. Fica aqui um agradecimento a todos que têm contribuído e colaborado com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. E você hoje, servidor, que está sendo capacitado, saiba que amanhã você vai ter a oportunidade de capacitar os demais”, destacou o reitor.

O presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (SINTAUERN), Francisco Elineudo de Freitas, destaca que os incentivos da gestão alinhados à luta da entidade representativa proporcionaram essa melhoria nos números.

“Temos hoje servidores capacitados assumindo funções que antes eram só para docentes, como pró-reitorias, diretorias, assessorias. Conseguimos, aos poucos, nosso espaço, sempre com diálogo e procurando o melhor para a categoria. Parabenizo a gestão da Universidade. Tivemos um grande avanço e estamos buscando cada vez mais melhorar esse quadro”, comentou.

Qualificação proporciona crescimento pessoal e profissional

Aumento da eficiência, melhoria comportamental, reconhecimento pessoal e profissional, diminuição de erros e crescimento da autoestima são alguns dos reflexos observados nos diversos setores da Universidade com as cada vez mais frequentes qualificações do seu quadro de pessoal.

Anna Beatriz viu na qualificação uma oportunidade de realização pessoal – Foto: Cedida

Graduada em Direito e mestre pela UERN e com especialização em uma faculdade privada, a advogada e Técnica de Nível Superior (TNS) Anna Beatriz Nunes viu na qualificação, antes mesmo de ser servidora, uma oportunidade de realização pessoal e de ampliação dos seus conhecimentos.

“Para o meu trabalho, esse aperfeiçoamento do saber revelou-se importante para lidar com as mais diversas questões que surgem no dia a dia, assim como me propicia novas leituras dos problemas que surgem, ampliando, inclusive, minhas possibilidades de atuação dentro da UERN”, avaliou.

Servidora há dois anos como TNS, Jessica Vianna possui mestrado em Ciências Biológicas e está com o doutorado em Bioquímica em andamento. Atualmente, é responsável pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) na UERN.

“Mesmo que a minha formação não tenha relação com as atividades que executo no meu trabalho, a minha qualificação certamente me preparou para conseguir lidar com todas as provações que surgem no dia a dia de trabalho, que não são poucas. Então, estou quase sempre preparada para saber lidar melhor com as eventualidades que surgem, ao saber identificar mais rapidamente quais as melhores decisões e caminhos a serem tomados”, exemplificou.