Solenidade marca aposição de fotos na galeria de ex-reitores e homenageia gestores

Em um momento de muita emoção, foi realizada, na manhã desta terça-feira, 6, a solenidade de descerramento de fotos na galeria dos ex-reitores. Na ocasião, foi feita a aposição das fotos dos professores doutores Pedro Fernandes Ribeiro Neto, reitor de 2013/2017 e 2017/2021, e Fátima Raquel Rosado Morais, vice-reitora de 2017/2020 e reitora em exercício de 2020/2021.

Durante a solenidade, foram prestadas homenagens a Pedro Fernandes e Fátima Raquel, e também ao ex-vice-reitor Aldo Gondim Fernandes (2013/2017). A diretora da Agência de Comunicação da Uern (Agecom), Luziária Machado, entregou aos ex-gestores o livro “Uern Socialmente Referenciada”. O título traz uma coletânea com entrevistas, discursos e notícias que retratam o trabalho desenvolvido pelas últimas gestões em prol do desenvolvimento e fortalecimento da Universidade.

“Hoje é uma data muito especial. Poder prestigiar e testemunhar esse momento é uma emoção especial, pois tivemos a oportunidade de acompanhar os avanços conquistados por essas gestões. Avanços que foram alicerce para a construção da Uern para o futuro, de uma instituição moderna, referência para outros órgãos, de uma universidade cada vez mais forte”, declarou a diretora.

O egresso do curso de Jornalismo, Jocifran Moura, enviou um depoimento em vídeo falando do papel que Pedro Fernandes desempenhou em sua vida, bem como externou a sua experiência pessoal da dedicação que o ex-reitor tinha com a Universidade e os estudantes. Ainda durante a cerimônia, a jornalista Larissa Maciel, egressa do curso de Jornalismo, entregou uma Moção de Reconhecimento ao Prof. Dr. Pedro Fernandes, em nome de toda equipe da gestão 2013 a 2017 e 2017 a 2021.

A técnica-administrativa Joana Fernandes, em nome de toda equipe do gabinete das duas últimas gestões, agradeceu aos gestores pelos ensinamentos diários.“Pedro Fernandes nos ensinou a sermos inquietos e inovadores. Um verdadeiro líder, muito justo e competente. Sua gestão foi essencial para alavancar a Universidade. O mesmo agradecimento temos para com Fátima Raquel e Aldo Gondim, que têm como suas principais qualidades, a humildade”, declara.

Aldo Gondim externou que é uma emoção muito grande retornar à Universidade, na qual ele dedicou 31 anos de sua vida. “Devo muito à Uern e sou muito grato por tudo que ela me proporcionou. A nossa gestão foi construída por todos. Nós não fizemos tudo que queríamos, mas temos a certeza de que fizemos tudo que foi possível”, afirma.

Para Fátima Raquel, a gestão de Pedro Fernandes e Aldo Gondim fez toda a diferença na Uern. “Tudo que construímos ao longo das duas últimas gestões foi construído por todos que fazem parte da Universidade. Esse momento é nosso”, disse. A ex-gestora agradeceu o apoio de Pedro Fernandes, que sempre foi uma fortaleza e guiou a equipe na construção de uma universidade cada vez mais fortalecida.

Pedro Fernandes agradeceu a todos pelas homenagens e a todos os gestores que os antecederam, os quais com suas lutas e desafios contribuíram para a história da Uern e torná-la o que ela é hoje. Ele relembrou várias lutas das últimas gestões, como o recredenciamento da Universidade, o reconhecimento de todos os cursos, a realização do concurso público. “Assumimos o desafio de fazer da Uern uma Universidade inclusiva, que possibilitasse a democratização do ensino superior. Tivemos muitas conquistas e agradeço o apoio de toda equipe nessa caminhada”, afirmou.

A reitora Cicília Maia externou que a história da Uern é marcada pela doação de pessoas para uma educação pública, gratuita e de qualidade. “Pessoas que nos instigam com seus pensamentos, nos inspiram com competência, zelo e amor, e transformam a nossa realidade. Quero homenagear os gestores que contribuíram de forma significativa para que tivéssemos a Uern que temos hoje”.

Segundo ela, o trabalho desenvolvido pelas gestões anteriores foi uma base fundamental para a conquista de importantes vitórias. “A exemplo da autonomia e do Plano de Cargos Carreiras e Salários, hoje estamos colhendo os frutos de um trabalho de décadas. Sou muito grata a Pedro Fernandes de forma pessoal e institucional, grata por ter feito parte da construção de um projeto de Universidade que a gente acreditava, grata por ter acompanhado de perto o trabalho incansável de Fátima Raquel durante a pandemia, que tomou as decisões certas no momento certo. Vocês deixaram um grande legado, despertou em cada um que faz a Universidade a certeza de que se pode fazer muito mais”, disse.

Após o descerramento das fotos na galeria dos ex-reitores, também foi realizado o descerramento do quadro em homenagem à Uern, doado pela professora Fátima Raquel, e pintado pelo artista Antônio Feitosa, de João Pessoa.