A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou na última terça-feira (29), solenidade de colação de grau do curso de Letras, habilitação Espanhol, no Núcleo Avançado de Educação Superior de Apodi, ano 2013.1.
A solenidade foi presidida pelo reitor em exercício, prof. Aldo Gondim Fernandes, e contou com a presenta do vice-prefeito do município de Apodi, José Maria da Silva, paraninfo da turma concluinte; do vereador Antonio Angelo Suassuna, que representou o patrono da turma, deputado estadual Kelps de Oliveira Lima; da profª Mara Marlizete Duarte, secretária de educação e cultura de Apodi; da profª Maria José dos Santos, coord. administrativa do Núcleo Avançado de Apodi; da profª Regiane Santos Cabral, coord. pedagógica do curso de letras do Núcleo Avançado de Apodi; da profª Raimunda Ferreira Freire, diretora da 13ª DIRED, e do prof. Francisco Paulo da Silva, diretor da Faculdade de Letras e Artes da UERN. Durante a solenidade também foi concedido grau a concluintes dos cursos de Letras habilitação Espanhol e Serviço Social do Campus Central, além do curso de Ciências Biológicas do Núcleo Avançado de Educação Superior de São Miguel.
O orador da turma, Wendell Cristiano da Costa Morais, destacou em seu discurso os desafios que são enfrentados pelos universitários durante o curso, como trabalhos, seminários, monografia e os novos rumos a serem traçados a partir da obtenção do grau. “Hoje começa uma nova etapa de nossas vidas. Seguiremos novos horizontes, sem esquecer tudo o que vivenciamos aqui”, afirmou.
O paraninfo da turma, José Maria da Silva, enfocou a importância da cerimônia de colação de grau para o município e afirmou que a UERN sempre foi sensível às reivindicações do município, primeiro quando instalou o Núcleo Avançado de Educação Superior de Apodi, e agora mais recentemente com a aprovação no Conselho Universitário, da criação do campus de Apodi. “Agradecemos à Universidade pela sensibilidade em buscar um entendimento e ao conselho por ter aprovado em primeira instância a criação desse campus em terra apodienses. A UERN ganhou com isso um grupo de abnegados, lutadores não apenas pelo Campus de Apoidi, mas por outras questões da UERN”, afirmou o vice-prefeito.
O reitor em exercício Aldo Gondim ressaltou a importância da organização e empenho da comunidade apodiense em torno da instalação de um campus da UERN em Apodi e lembrou também de outras lutas que resultaram em benfeitorias para a UERN, como a implantação do curso de medicina e da expansão do campus de Pau dos Ferros. Ele também destacou a importância da Universidade nesse processo. “Vivemos uma nova realidade, onde a população vai à rua lutar por seus objetivos, e cabe à Universidade formar esse novo cidadão para esse novo mundo”, finalizou.