...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Sisu 2023: MEC divulga resultado e cadastro institucional começa em 2 de março

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgou nas primeiras horas desta terça-feira (28), o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2023). Neste ano, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) ofereceu 2.509 vagas nos cursos presenciais de graduação.

Ao todo foram realizadas 18.244 inscrições, 7% a mais do que as inscrições realizadas em 2022. As mulheres representam maioria na convocação da chamada regular. Foram convocadas 1.418 mulheres e 1035 homens. O resultado da chamada regular pode ser consultado na página do Acesso Único.

A reitora Cicília Maia avalia positivamente os números. “Estamos muito felizes com esse resultado e com a chegada de novos estudantes à nossa Instituição. Faremos uma boa acolhida a todos e todas. Se informem sobre nossa política de assistência estudantil, se envolvam com iniciação científica e projetos de extensão. Essa vivência na Universidade é um período incrível. Temos orgulho da Uern que transforma e oportuniza pessoas”, afirmou a reitora.

Eduarda Dantas é uma das estudantes convocadas na chamada regular.

Eduarda Dantas é uma das estudantes convocadas na chamada regular. Ela foi aprovada em primeiro lugar no curso de Ciências Econômicas, turno noturno.

“Meus pais estudaram na Uern, então é muito bom poder continuar esse legado, mesmo que em áreas diferentes. Até na parcial eu já estava ansiosa, mas segura porque minha nota tinha sido boa e eu acompanhava todo dia. Quando o resultado saiu, eu super eufórica, liguei pro meu namorado, acordei meus pais e fui contar. Além de conseguir passar numa universidade pública de prestígio como a UERN, ainda foi em primeiro lugar”, afirmou a estudante que pretende conciliar o curso de Ciências Econômicas com Direito, que ela já cursa em outra Instituição.

“Como quero ser diplomata é imprescindível que eu saiba economia e minha professora disse o quanto o curso é bom e valeria super à pena eu ingressar nele. Espero que o curso me ajude a construir uma base sólida para que eu possa atuar na profissão dos meus sonhos”, afirmou Eduarda

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Fernanda Abreu, explica que o edital de convocação deve ser publicado até amanhã. “Entre os dias 02 e 08 de março os aprovados e aprovadas devem apresentar a sua documentação para realização do cadastro institucional. Esse edital vai informar toda a documentação necessária, o local para apresentar essa documentação. Depois de realizar o Cadastro Institucional, a partir do dia 17 de março, será publicado o edital de matrículas”, comentou Fernanda Abreu.

Os candidatos e candidatas que não foram convocados na chamada regular já pode se inscrever na LISTA DE ESPERA, pelo site do SiSU.

Veja também o MANUAL DO INGRESSANTE.

Confira os documentos a serem enviados:

Não cotista

O candidato convocado na categoria NÃO COTISTA deverá enviar, no ato do Cadastro Institucional, toda e em um único e-mail, a seguinte documentação, nos casos nos quais for pertinente, frente e verso:

a) 01 (uma) fotografia 3×4 (recente);
b) Histórico Escolar do Ensino Médio ou de curso equivalente a esse nível de ensino;
c) Diploma ou Certificado ou Certidão de Conclusão do Ensino Médio. Este documento poderá ser substituído por Diploma ou Certificado ou Certidão de conclusão de curso superior devidamente reconhecido no Brasil pelos órgãos competentes; mas não por histórico de curso superior ou comprovante de vínculo com IES, mesmo a Uern. Caso exista, no Histórico Escolar, a informação expressa de que o candidato concluiu o Ensino Médio, este item pode ser dispensado. Não será aceita Declaração de possível concluinte;
c) Certidão de Quitação Eleitoral, fornecida pelos órgãos da Justiça Eleitoral ou obtida no endereço eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): (http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral/). Serão dispensados da entrega deste documento, mediante comprovação (cópia legível), os candidatos estrangeiros; os que eram menores de 18 anos nas últimas eleições (nascidos depois de 02/10/04); os maiores de 70 anos nas últimas eleições (nascidos antes de 02/10/1952); os conscritos que estejam cumprindo o serviço militar obrigatório; e os que perderam os direitos políticos;
d) Certidão de Nascimento ou Casamento;
e) Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar (CAM), quando for o caso ou documentos que comprovem estar em dia com as obrigações militares. Obrigatório apenas para os candidatos do sexo masculino que tenham 18 anos de idade completos no dia da realização do Cadastro Institucional; sendo dispensada para os maiores de 45 anos de idade no ato do envio dos documentos;
f) CPF ou documento oficial que contenha o número deste documento ou Comprovação de inscrição no CPF obtida no endereço eletrônico da Receita Federal do Brasil (http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp);
g) Documento oficial de identificação;
h) Carteira de Identidade de Estrangeiro – CIE, quando for o caso.
i) Declaração de Autenticidade de Documentos.

Argumento de Inclusão Regional

O candidato convocado na categoria Não Cotista com Uso do Argumento de Inclusão Regional deverá enviar toda e em um único e-mail, a seguinte documentação:
a) Todos os documentos da categoria NÃO COTISTA;
b) Comprovação de que este cursou integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas públicas ou privadas localizadas no Estado do Rio Grande do Norte: i) Histórico Escolar do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano); ii) Histórico Escolar do Ensino Médio.

Cota social – Egresso de Escola Pública

O candidato convocado na categoria Cota Social – Egresso de Escola Pública deverá enviar a seguinte documentação:
a) Todos os documentos da categoria NÃO COTISTA;
b) Comprovante (Histórico Escolar) de ter cursado todo o ensino fundamental (ou curso equivalente a esse nível de ensino) em escola pública;
c) Comprovante (Histórico Escolar) de ter cursado todo o ensino médio (ou curso equivalente a esse nível de ensino) em escola pública;
d) Termo de Responsabilidade do Cotista Social devidamente assinado à mão;

Cota Social – Preto, Pardo ou Indígena

O candidato convocado na categoria Cota Social – Preto, Pardo ou Indígena deverá
enviar a seguinte documentação:
a) Todos os documentos da categoria NÃO COTISTA;
b) Formulário de Autodeclaração – Pretos, Pardos ou Indígenas, devidamente preenchido;
c) Apenas para os candidatos aprovados na subcategoria de Indígena: Declaração de Etnia e de Vínculo Com Comunidade Indígena.

Pessoa com Deficiência

A entrega da documentação do candidato que se declarou Pessoa com Deficiência divide-se em duas etapas: Cadastro Institucional e Junta Multiprofissional.
a) No ato do Cadastro Institucional, deverá enviar toda e em um único e-mail, a seguinte documentação: i) Todos os documentos solicitados para a categoria Não Cotista; ii) Formulário de Autodeclaração da Pessoa com Deficiência devidamente preenchido.
b) No ato da Junta Multiprofissional, deverá entregar toda e de uma só vez, a seguinte documentação:
i) Documento de identidade (original e cópia);
ii) Laudo médico (original e cópia) emitido por profissional especialista na área da deficiência autodeclarada, o qual comprove esta. O laudo deve ter sido emitido nos últimos 12 (doze) meses – a contar da data do comparecimento do candidato à Junta Multiprofissional -, devendo ainda conter o código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID 10 e relatar a deficiência do candidato para o exercício ou desempenho de atividades acadêmicas.
iii) Exames comprobatórios.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support