Sistema criado pela Uern beneficia agricultura familiar

O Departamento de Informática do Campus Mossoró da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) desenvolveu, em 2021, uma ferramenta digital que é utilizada nos nove estados do Nordeste. O Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar do Nordeste (Siraf/NE) está atualmente em fase de atualização de dados, realização de novos cadastramentos e capacitação de agricultores, cooperativas e associações de agricultores familiares.

De acordo com o professor Dr. Francisco Chagas de Lima Júnior, o Siraf-NE tem como objetivo mapear e organizar a produção da agricultura familiar numa abrangência regional.

“Permite que o agricultor familiar, de forma individual ou coletiva (cooperativas, associações ou grupos informais), cadastre sua produção, realize ofertas aos entes públicos, disponibilizando sua produção para mercados públicos ou privados por meio de vitrines virtuais”, exemplificou.

Ao gestor público (secretarias de estados e outros entes), acrescenta o docente, estão disponíveis informações estratégicas, para elaboração de editais, definição de cardápios de restaurantes públicos, merenda escola, refeições em presídios etc. Também permite realizar o levantamento da produção agrícola de grupos específicos, tais como quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, jovens agricultores, mulheres, entre outros.

Com o sistema, os órgãos de assistência técnica rural (bem como órgãos de controle) podem realizar um processo de homologação, que possibilita a verificação do que realmente é produto da agricultura familiar, permitindo, dentre outras coisas, coibir a presença do atravessador nas compras governamentais, bem como controlar a qualidade dos alimentos comercializados.

Nos dias 20 e 21, em Mossoró e Pau dos Ferros, respectivamente, a Sedraf apresentou a agenda de divulgação, cadastramento e atualização de dados de famílias agricultoras potiguares para o Siraf. No dia 05 de julho, o evento de apresentação será em Currais Novos e, dia 06, em Natal.

Em cada encontro com agricultores e agricultores familiares, a equipe que dá suporte ao Sistema de Informação apresenta a funcionalidade e a importância da plataforma virtual, realiza novos cadastros e atualiza dados de famílias agricultoras e suas organizações, tais como associações, cooperativas e empreendimentos da economia solidária.

Na última quinta-feira, 29, foi aberta, no Centro de Convivência do Campus Mossoró da Uern, uma sala de atendimentos para receber agricultores(as) para cadastramento e atualização no Siraf. O local funcionará todas as quintas-feiras pela manhã, simultaneamente à Feira Agroecológica que é realizada sempre no quinto dia da semana.

Ferramenta fortalece agentes e sistema em todo o Nordeste

O Sistema se baseia na experiência do Programa de Compras Governamentais da Agricultura Familiar do RN (PECAFES), que permite aquisições de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar para suprir hospitais, escolas, restaurantes populares, presídios, entre outras instituições, além do mercado privado. A funcionalidade da plataforma se aplica a toda a região Nordeste. Atualmente, conta com cerca de 26 mil cadastros de pessoas físicas e jurídicas.

A ferramenta contribui para o fortalecimento das cooperativas e associações da agricultura familiar, que têm um papel fundamental, que é o de alimentar a base de dados, promovendo uma visibilidade maior da variedade de produtos, de maneira a encurtar a distância entre mercado e produtores, e incrementando o volume de sua produção. A mobilização em curso visa ampliar o número de cadastros e qualificar os filtros de busca.

Foi viabilizado pelo Consórcio Nordeste, desenvolvido na Uern sob a coordenação da Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Sedraf-RN) e recebeu aplicação de R$ 609 mil através de convênio firmado com a Universidade de Viçosa e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Acesse o site https://sirafne.uern.br/ para saber mais sobre a ferramenta.