Servidor da Uern apresentará artigo em evento nos Estados Unidos

O servidor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Bezerra Neto, apresentará artigo em evento realizado por universidade dos Estados Unidos em outubro. O trabalho explora as estratégias e desafios envolvidos na integração do design de jogos no ambiente educacional, com um foco específico na criação de documentos de game design, auxiliados por inteligência artificial generativa.

O artigo “Challenges and Strategies in Integrating Game Design in Education” ou “Desafios e estratégias na integração do design de jogos na educação” (em tradução livre) será apresentado no evento Frontiers in Education – FIE 2024, promovido pela University of Cincinnati em parceria com o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos – IEEE, entre os dias 13 e 16 de outubro, em Washington DC.

Lotado no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat), Bezerra Neto está de licença para cursar o doutorado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Sua pesquisa se concentra na integração do design de jogos no ambiente educacional, explorando como técnicas e metodologias de game design podem ser aplicadas para aprimorar processos de ensino e aprendizagem. A utilização de inteligência artificial generativa na criação de documentos de game design é um dos principais focos do seu trabalho, buscando otimizar e inovar as práticas educacionais por meio dessas tecnologias.

Para Bezerra Neto, poder participar de uma capacitação como o doutorado oferece oportunidades e benefícios significativos para os servidores.

“No meu caso, a licença para cursar o doutorado e a bolsa concedida pela Uern têm sido fundamentais para meu desenvolvimento acadêmico e profissional. Essas oportunidades permitem que eu me dedique integralmente à pesquisa e aproveite eventos acadêmicos para enriquecer minha formação e ampliar meu horizonte acadêmico. Além disso, essas experiências incentivam outros servidores a buscar e aproveitar oportunidades semelhantes, o que contribui para a capacitação geral e para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade, refletindo positivamente na atuação da Uern em nosso Estado”, defende o técnico de nível superior.

A viagem aos Estados Unidos será sua primeira experiência internacional em eventos acadêmicos, o que representa, na sua visão, um momento importante em sua trajetória acadêmica, permitindo expandir as perspectivas e interagir com a comunidade científica internacional.