Semanário promove debate sobre os processos de Avaliação Institucional na Uern

Com objetivo de promover um amplo debate sobre os processos de avaliação internos (autoavaliação) e externos desenvolvidos no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), teve início na noite desta sexta-feira, 6, o II Semanário de Avaliação Institucional da Uern. A programação ocorreu de forma virtual, com transmissão pelo YouTube, no Canal da Uern Oficial.

Em sua mensagem, a reitora Cicília Maia destacou a importância do evento para a Universidade. “Estamos realizando este Semanário em um momento muito especial. A Universidade está passando pelo processo de recredenciamento, é esta é uma ótima oportunidade para pensarmos em avaliação institucional, onde podemos olhar para nossas potencialidades e desafios, sempre buscando melhorar nossos serviços, a fim de formar cidadãos de excelência e contribuir com o desenvolvimento do nosso Estado”, diz.

O presidente do Conselho Estadual de Educação do RN, Prof. Dr. Aécio Cândido, enfatizou que é importante ter critérios claros e bem definidos para fazer uma avaliação institucional dentro de uma instituição. Também ressaltou a importância do diálogo, do acompanhamento dos egressos, avaliação de indicadores dos cursos, entre outros fatores para balizar os índices avaliativos. Para ele, “a avaliação é fundamental para nortear as ações da Universidade em busca de melhorias”, comentou.

O Semanário de Avaliação Institucional da Uern será realizado em formato híbrido ao longo do mês de março, e contará com palestras, mesas redondas, oficinas e reuniões de trabalho que permitirão aos participantes conhecer, debater e analisar o processo de avaliação institucional desenvolvido no âmbito da Instituição.

Nesta terça-feira, 7, o Semanário realizou uma programação presencial, com uma discussão sobre a autoavaliação no ensino de pós-graduação stricto sensu, com a Profa. Dra. Tania Maria Hetkowski, Pró-reitora de Pós-graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O evento ocorreu no Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), na Uern Mossoró.

A programação do Semanário continua na próxima semana, na terça-feira, 14, com uma mesa Redonda sobre “Autoavaliação institucional na UERN”, e uma reunião com as Comissões Setoriais de Avaliação dos cursos de graduação. Ambos os eventos ocorrerão de forma remota.

O Semanário é promovido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), em parceria com a Assessoria de Avaliação Institucional, e envolve toda a comunidade acadêmica (Pró-reitorias, Diretorias, departamentos, NDEs, Coses, docentes, técnicos e estudantes) possibilitando socialização, apresentação e discussão sobre os trabalhos de coleta e tratamento dos dados da avaliação nos respectivos segmentos.