Semanário de Avaliação Institucional da Uern acontecerá em março

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), em parceria com a Assessoria de Avaliação Institucional, promoverá o II Semanário de Avaliação Institucional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). O evento ocorrerá em formato híbrido ao longo do mês de março e contará com palestras, mesas redondas, oficinas e reuniões de trabalho que permitirão aos participantes conhecer, debater e analisar o processo de avaliação institucional desenvolvido no âmbito da Instituição.

O Semanário contará com a participação de convidados externos, como o presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, professor Dr. Aécio Cândido de Sousa, a professora Dra. Tânia Maria Hetkowski, pró-reitora de Pós-graduação da Uneb, e o professor Dr. Marcelo Phaiffer, responsável pela Avaliação Institucional da Unicamp. Todos com ampla experiência em avaliação institucional, o que proporcionará um importante momento de aprendizagem e reflexão.

O objetivo do evento é promover um amplo debate sobre os processos de avaliação internos (autoavaliação) e externos desenvolvidos no âmbito da Uern, no intuito de apresentar à comunidade acadêmica seus fluxos e sua importância para o aperfeiçoamento das políticas de gestão, autoavaliação, ensino, pesquisa e inovação e extensão, com foco nos principais eixos da avaliação do ensino superior regulamentados no âmbito do Conselho Estadual de Educação e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e no Plano de Desenvolvimento Institucional.

Além disso, o Semanário prima pelo fomento à cultura da avaliação e do planejamento, a partir da socialização do conhecimento sobre a temática, bem como do reforço da cultura de corresponsabilização dos atores envolvidos no processo.

Foi pensado para envolver toda a comunidade acadêmica (Pró-reitorias, Diretorias, departamentos, NDEs, Coses, docentes, técnicos e estudantes) possibilitando socialização, apresentação e discussão sobre os trabalhos de coleta e tratamento dos dados da avaliação nos respectivos segmentos.

Dessa forma, será possível compreender o processo de avaliação de forma completa, proporcionando uma autoanálise crítica, com foco na melhoria contínua e fortalecimento da cultura da avaliação no âmbito da Uern.

Confira a programação completa do II Semanário de Avaliação Institucional da Uern.