Roda de conversa sobre Síndrome de Rett será realizada no dia 31 de outubro

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Diretoria de Ações Inclusivas (Dain), é uma das parceiras do I Simpósio sobre Síndrome de Rett do RN. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Síndrome de Rett (ABRE-TE), Dain/Uern e pelo Semeando Inclusão.

O Simpósio foi aberto nesta quinta-feira, 26 de outubro, no auditório Padre Mota, Faculdade Católica do RN. O vice-reitor da Uern, prof. Chico Dantas, representou a Uern na solenidade de abertura. “Na universidade temos implementado políticas e programas que visam garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso igualitário à educação. Estamos comprometidos em continuar promovendo a inclusão e garantindo que todos e todas tenham as ferramentas e o apoio necessários para prosperar na sociedade”, afirmou Chico Dantas.

A programação do Simpósio segue nesta sexta-feira, dia 27, na Faculdade Católica. No dia 31 de outubro, a partir das 16h30, será realizada uma Roda de Conversa no pátio da Reitoria da Uern, com o tema “Semeando a Inclusão, por uma sociedade inclusiva”. A atividade é coordenada pela professora Dra. Ana Lúcia Aguiar, diretora de Ações Inclusivas da Uern.

A Síndrome de Rett é um distúrbio neurológico que afeta quase exclusivamente mulheres e compromete habilidades motoras, como andar, sentar, pegar objetos e alimentar-se.

A síndrome também pode causar respiração irregular, convulsões e deficiência intelectual. Sendo causada por uma mutação genética no gene MECP2, pode ser herdada dos pais ou ocorrer de forma espontânea