Roda de conversa discute a Síndrome de Rett e a inclusão de pessoas com deficiência

O pátio da Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) sediou, na tarde de hoje, 31, uma roda de conversa que encerrou o I Simpósio sobre Síndrome de Rett do RN. Pessoas com deficiência, familiares, amigos e entidades participaram do evento realizado pela Diretoria de Ações Inclusivas (Dain) da Uern, Associação Brasileira de Síndrome de Rett (ABRE-TE) e programa radiofônico Semeando Inclusão.

A titular da Dain, professora Dra. Ana Lúcia Aguiar, ressaltou que a Universidade e as demais instituições lutam pela causa das pessoas com deficiência.

“Nós discutimos e estamos empenhados cotidianamente sobre os direitos das pessoas com deficiência. E a cada momento nós vamos trazendo uma discussão, um aprofundamento, uma dimensão da deficiência fundamental para que possamos todos os dias pensarmos, agirmos, avaliarmos, construirmos políticas para a efetivação, acessibilidade e a dignidade das pessoas com eficiência”, ressaltou.

O subchefe de gabinete da Reitoria, professor Jandeson Dantas, fez um retrospecto das ações que a Universidade vem realizando ao longo dos últimos anos no sentido da promoção da inclusão.

Rosângela Martins, apresentadora do programa de rádio Semeando Inclusão, o primeiro do RN voltado totalmente a temática inclusiva, ressaltou a importância do envolvimento da sociedade na garantia dos direitos.

“Nós precisamos, enquanto mãe, enquanto instituição, fortalecermos a nossa luta, ficarmos atentos aos nossos direitos, aos direitos dos nossos filhos. É nosso dever, nossa obrigação lutar pelo direito do meu, do seu filho, dos nossos filhos, das nossas universidades, do mercado de trabalho”, defendeu.

Maria Vera Lúcia Fernandes Lopes, professora emérita da Uern, que foi chefe do Departamento de Apoio e Inclusão da Uern, lembrou que “uma semente foi plantada em 1996, com a Lei 9394/96 e que lutávamos para a criação da disciplina de educação especial na cidade. E de lá pra cá tem sido luta, muitas lutas, mas hoje, eu digo, que nós estamos já com árvores fortes e que precisamos segurá-las”.

A Orquestra Jovem do Colégio Menino Deus fez uma apresentação musical na abertura do evento.

Síndrome de Rett

É um distúrbio neurológico que afeta quase exclusivamente mulheres e compromete habilidades motoras, como andar, sentar, pegar objetos e alimentar-se. Também pode causar respiração irregular, convulsões e deficiência intelectual. É causada por uma mutação genética no gene MECP2, pode ser herdada dos pais ou ocorrer de forma espontânea.