Em alusão a campanha Abril Azul, mês de Conscientização sobre o Autismo, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/Uern), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promoverá uma roda de conversa sobre Acessibilidade Atitudinal no Ambiente de Trabalho. O evento ocorrerá na próxima quarta-feira, 24, a partir das 8h, no Auditório da Faculdade de Educação Física (FAEF), Campus Mossoró.
O evento tem o objetivo de promover diálogos, sensibilizar e dar visibilidade sobre o autismo, bem como debater sobre a importância da acessibilidade atitudinal no ambiente de trabalho. Essa acessibilidade trata-se de um conjunto de práticas, atitudes e comportamentos que promovem a plena participação de pessoas com deficiência da vida em sociedade, em igualdade de condições e oportunidades com os demais indivíduos.
A programação contará com apresentação cultural de Adryan David e Guilherme Barros. Já a Roda de Conversa contará com os seguintes convidados: Profa. Me. Ana Luiza Bezerra da Costa Saraiva (DGE/UERN); Ticiane Teixeira Silva (Assessoria Progep); Francisco Rodrigo Silva (DQ/UERN) e Rosa Angélica Rebouças (SECEP/Progep).
Na ocasião, será abordado a Lei Estadual nº 685/2021, que concede o direito a horário especial ao servidor público considerado pessoa com deficiência ou que tenha cônjuge, filho ou dependente com deficiência de qualquer natureza, incluindo-se os responsáveis por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sem necessidade de exigência de compensação de horário e prejuízo da remuneração.
O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.