O diálogo constante com as unidades administrativas e acadêmicas é uma das marcas da atual gestão na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Nesta segunda-feira, a reitora Cicília Maia e o vice-reitor Chico Dantas reuniram a equipe gestora para uma reunião de alinhamento e atualização de informações com o Fórum de Diretores da Universidade.
A reitora Cicília Maia abriu a reunião, destacando a importância da conquista da autonomia financeira, especialmente diante do cenário econômico do estado e do país. Segundo a reitora, a autonomia tem permitido que a universidade cumpra compromissos e vislumbre soluções e alternativas a curto, médio e longo prazos para problemas históricos na instituição. Ela ainda destacou a importância da comunidade acadêmica participar do processo de elaboração dos planos plurianuais do Governo do Estado e do Governo Federal.
“É muito importante que toda a nossa comunidade possa acessar as plataformas e votar no que são as nossas prioridades para a garantia da educação pública, gratuita e de qualidade, especialmente no interior do estado. Apresentamos algumas sugestões, como o direcionamento de recursos do Fecop, em nível estadual, e do Penaest, em nível federal. Além disso, estamos engajados na campanha pela duplicação da BR-304, que é primordial para o Rio Grande do Norte”, afirmou a reitora.
Um dos pontos em pauta foi a oferta de internet nas unidades da Uern. O superintendente de Tecnologia da Informação, Isaac Lima, apresentou um diagnóstico do problema, afirmando que a atual oferta não atende mais a demanda da Universidade. Segundo ele, a melhoria passa pela aquisição de equipamentos, como o firewall, adquirido recentemente. Ele apresentou as providências que estão sendo tomadas para a melhoria da oferta, com a ampliação e atualização da infraestrutura de rede da universidade e a descentralização da contratação do serviço de internet.
“São pontos que tem a atenção total da gestão, entregar na ponta, para o usuário, uma internet de qualidade, estável, para que os servidores possam trabalhar e estudantes possam ter um item de acolhimento dentro da instituição”, afirmou o superintendente.
A reunião também discutiu pontos como a infraestrutura física, oferta de xerox, lanchonetes, transportes, contratação de pessoal, entre outros.
“Nós agradecemos esse momento de diálogo que tem sido uma constante na gestão, por parte da professora Cicília, do professor Chico, e dos pró-reitores”, afirmou o coordenadora do Fórum, Meyre Esther Barbosa, diretora da Faculdade de Educação (FE).
Participaram da reunião: Lima Júnior (Fanat), Iara Carneiro (Fala), Marcílio Lima (Fafic), Rafael Soares (Faen), Joana D’arc Lacerda (Fasso), Raimundo Inácio (Assú), Agassiel Maia (Pau dos Ferros), Cláudia Tomé (Patu) e Shirlene Mafra (Caicó).