A Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) apresentou hoje, 02, à Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (Fapern), sugestões que visam o fortalecimento da pesquisa, pós-graduação, extensão e inovação para o desenvolvimento do Estado.
O documento foi apresentado pela reitora Cicília Maia ao presidente da Fapern Gilton Sampaio de Souza, em reunião no Gabinete da Reitoria.
As sugestões a serem construídas coletivamente que foram apresentadas são as seguintes:
- Editais para bolsas de pós-graduação (mestrado e doutorado);
- Editais específicos para apoio a projetos de extensão (fortalecimento da curricularização da extensão);
- Construção da Política Estadual de Fomento à Extensão Universitária;
- Editais de financiamento a projetos de iniciação científica para mulheres;
- Editais de Fomento à Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo, em face aos problemas do estado;
- Editais de apoio aos laboratórios de pesquisa;
- Editais para ampliar a mobilidade acadêmica (nacional e internacional);
- Projeto de popularização da ciência, através da divulgação das pesquisas desenvolvidas pelos programas de pós-graduação;
- Editais de financiamento para publicações em periódicos de alto impacto;
- Criação do Programa RN em foco: Programa de Pesquisa Aplicado ao RN, que tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública.
A reitora Cicília Maia agradeceu o empenho da Fapern e colocou a Uern à disposição para ajudar a desenvolver o Rio Grande do Norte.
Por sua vez, Gilton Sampaio se comprometeu a analisar, com sua equipe, as sugestões apresentadas, ampliar a participação da extensão nos editais e fortalecer a parceria com a Universidade para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação.
Participaram do encontro o vice-reitor Chico Dantas, o pró-reitor de Extensão da Uern Esdras Marchezan, o subchefe da Chefia de Gabinete Jandeson Dantas, o diretor da Edições Uern Fabiano Mendes e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Ellany Gurgel.