Reitora destaca conquistas durante a Assembleia que marcou os 54 anos da Uern

A celebração dos 54 anos de existência da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, realizada nesta quarta-feira no Teatro Lauro Monte Filho, foi marcada também pela comemoração por conquistas relevantes alcançadas pela instituição nos últimos anos, as quais envolveram desde a melhoria do ensino até ações ligadas à permanência estudantil e à autonomia da instituição.

Durante seu discurso, a reitora da Uern, professora Cicília Maia, comemorou os avanços registrados e o papel crescente que a instituição tem desempenhado em sua missão de oferecer um ensino de qualidade e transformar vidas.

Entre os pontos destacados pela reitora, esteve o fim da lista tríplice nas futuras eleições para para a Reitoria e Vice-Reitoria da Universidade, sancionada na última assembleia universitária, em setembro de 2021, pela governadora Fátima Bezerra.

“Daqui a três anos, não teremos mais uma consulta à comunidade sobre quem irá conduzir nossa universidade. Teremos uma eleição e sabemos que, independente da vontade da governadora ou governador, a decisão da nossa comunidade será respeitada”, frisou a reitora.

Outra conquista ressaltada pela professora Cicília Maia foi a autonomia financeira, sancionada em dezembro de 2021. “Com a autonomia, tivemos a possibilidade de defender, pautar e aprovar os planos de cargos dos servidores docentes e técnicos, uma conquista imensurável, pois estamos falando de segurança jurídica dos nossos direitos e construção e progressão de carreira na Uern. Também devido à autonomia financeira, passamos a ter a garantia de execução do orçamento previsto em lei, o que nos permite planejar todas as nossas demandas e começar de forma coletiva a decidir nossas prioridades de investimentos”, destacou.

A reitora também ressaltou as medidas recentes relacionadas aos direitos e ao protagonismo das mulheres na instituição. “Pautamos a equidade de gênero na gestão, com metade da nossa equipe composta por mulheres. Uma prerrogativa que regulamentamos por meio de resolução própria, transformando-a em política institucional, independente de quem esteja à frente da Reitoria”, ilustrou.

Cicília Maia ressaltou ainda a instituição da Política de Prevenção e Enfrentamento das violências contra as mulheres no âmbito da Uern e a criação do auxílio-creche, voltadas a discentes que necessitam administrar seu tempo entre a universidade, trabalho e cuidado com os filhos.

Além de destacar os avanços, a reitora comentou os desafios que se apresentam à instituição. “Sabemos que temos muitos outros desafios para alcançar, e nem por um minuto duvidamos que seja possível”, frisou.

“Estamos finalizando o quadro de vagas para a elaboração do edital do Concurso Público de servidores técnicos e docentes, e queremos, ainda neste ano, lançar o edital. Sabemos que o concurso não conseguirá sanar todas as nossas necessidades de pessoal. Por isso já se apresenta para nós um novo desafio, sobre o qual já estamos trabalhando: a atualização da lei que trata do quadro de servidores, adequando-a à nova realidade da instituição. Somente assim, poderemos pensar na expansão de novos cursos e novos campi”, disse ainda a reitora.

Confira o discurso da reitora na íntegra AQUI. Assista ao evento AQUI.

Presente a cerimônia, o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Estado, Getúlio Marques Ferreira, também destacou os avanços da instituição e o papel relevante da instituição para o estado.

“É muito emocionante estar aqui e ver a força da Uern. Essa universidade, com sua tradição, é referência para o estado. Nós temos essa visão de que a Uern é um patrimônio do estado e nunca deve deixar de existir. Agora, devemos pensar, diante da autonomia, o que é possível melhorar, atendendo à democracia e àquilo que a comunidade precisa”, frisou o secretário.