O reitor Pedro Fernandes pediu ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) a cessão de um transformador para resolver os problemas de sobrecarga na rede de energia elétrica no Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), de Pau dos Ferros. O equipamento que era usado em projetos de irrigação na região do Alto Oeste está ocioso na diretoria regional do órgão em Pau dos Ferros e foi solicitado nesta terça-feira, 4, pelo reitor ao coordenador estadual do DNOCS, José Eduardo Alves Wanderley.
O coordeandor do DNOCS disse compreender a preocupação do reitor, reconhecendo a necessidade de colaboração da representação regional do órgão para garantir o funcionamento administrativo e acadêmico do CAMEAM, sem prejuízos ao calendário de aulas.
José Eduardo prevê que dentro de 15 dias a UERN deverá receber o transformador. “Precisamos seguir apenas o trâmite para assinarmos o contrato de cessão de uso”, adiantou José Eduardo, dizendo que o órgão que já presta assistência no enfrentamento à seca quer também dar respostas à sociedade em situações como essa.
Há cerca de 5 anos, o CAMEAM vem enfrentando sobrecarga. No dia 28 deste mês, houve uma pane na rede de elétrica do Campus. A administração trocou o disjuntor; substituiu o cabo de força e recomendou o racionamento no uso de aparelhos de ar condicionado e iluminação até a solução definitiva do problema. Para isso, está sendo elaborado um projeto de readequação de todo sistema de fornecimento de energia, já tendo autorizado uma empresa para elaborar orçamento preliminar, o que deverá ocorrer ainda hoje.
O reitor convocou reunião com a diretoria e chefes de Departamentos do CAMEAM, com a participação de pró-reitores, para uma manhã nesta quarta-feira, 5, para informar as providências já tomadas e planejamento de outras ações.
“Esse transformador do DNOCS vai aumentar em 4 vezes a nossa capacidade de geração de energia no Campus”, adiantou Pedro Fernandes. O transformador é de 500 KVA.