Reitor recebe visita de alunos participantes dos 59° Jogos Universitários do RN

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, recebeu na manhã desta sexta-feira (09) na Sala dos Conselhos da Reitoria, a visita dos alunos participantes da 59ª edição dos Jogos Universitários do Rio Grande do Norte (JURN’s), que aconteceu nos períodos de 26 a 28 de junho e de 03 a 05 de julho, em Natal.

Acompanhados do diretor de Assuntos Estudantis da UERN, Prof. Adalberto Veronese, os atletas vieram agradecer a contribuição da Universidade que garantiu o retorno dos alunos na competição. O agradecimento veio em forma de discursos proferidos por alunos e professores que estiveram engajados na competição.

O escolhido para falar pela equipe foi o estudante Saulo Spinelly, do curso de Pedagogia. Ele lembrou que, exatos 06 anos, a Universidade não realizava jogos internos e que no último teve a participação de apenas duas modalidades, e somente agora pôde voltar a falar em jogos com a participação nas modalidades futsal masculino e feminino, handebol, basquete, vôlei de praia e natação. E citou, na oportunidade, que mesmo diante das dificuldades financeiras, a Universidade encampou a luta e que a palavra correta a ser mencionada sobre a participação da instituição nessas competições é superação. “Nós tínhamos uma universidade que estava atrasada há quatro anos na FNDU, se regularizou, e desde os jogos internos até a participação dos jogos recentes, continua sendo marcado pela superação.” E lembrou “a Universidade não deixou de cumprir com a categoria estudantil nenhum compromisso que assumiu”, concluiu.

O reitor Pedro Fernandes lembrou da busca pela ousadia, por participar das ações, por estar sempre presente observando ponto a ponto, “porque se a gente não olhar a condição da Universidade hoje como um todo, a gente ia continuar sem participar dos esportes, mas a gente não está olhando como um todo, mas as especificidades também.” Para Pedro Fernandes, nós não podemos achar que o que já fez é o suficiente. E não pode se contentar com o que se conseguiu até agora. E citou uma frase sempre dirigida aos seus alunos: “Feliz daquele que pode se acomodar, triste os que se acomodam”. E incentivou os alunos que continuem nessa luta, sempre querendo vencer, já que a Universidade é um patrimonio, “a gente não tem dificuldade de falar o nome da UERN,  a gente luta por ela, pois quando pegarem o diploma de vocês ou de algum amigo vão se deparar com três nomes lá que vão estar com vocês o resto da vida: o seu nome, o nome da sua profissão e o nome da sua instituição. Se qualquer um desses três nomes for rasgado, quebrado ou questionado, vocês vão ter dificuldades na profissão de vocês. Por isso, “eu peço que zelem pelo seu nome, zelem pelo nome da profissão de vocês e zelem pelo nome da instituição de vocês”, finalizou.

Participaram da reunião: Cicília Raquel, Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis; Humberto Jefferson, diretor da Faculdade de Educação Física; Wogelsanger Oliveira, assessor de Técnico; Tarcísio Barra, Chefe de Gabinete; e Aglair Abreu, diretora da Agência de Comunicação.