Reitor recebe comissão de alunos com deficiência da UERN

O Reitor Pedro Fernandes recebeu na tarde desta segunda-feira, (14), a comissão composta por alunos com deficiência da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), acompanhada da diretora da DAIN (Diretoria de Apoio à Inclusão), Professora Ana Lúcia Aguiar e a assistente social Sônia Alves.

A comissão é composta pelos alunos Samuel Carvalho, do curso de Direito; Camila Morais, do curso de Serviço Social e Nadjaneyre Linhares, do curso de Medicina. O objetivo da visita foi fazer a apresentação da comissão ao Reitor, expondo não apenas suas dificuldades e necessidades, mas a expectativa de permanência na instituição.

Os membros da comissão classificaram de extrema importância o momento na Reitoria. “Fico feliz em saber que a administração é aberta ao diálogo, uma vez que cada vez mais a UERN vem recebendo pessoas com deficiência”, afirmou Samuel, que possui baixa visão progressiva, e é assistido pela DAIN em suas atividades curriculares. Camila complementou o colega, chamando a atenção para a lei estadual nº 9696/2013, que garante a reserva de vagas para pessoas com deficiência ingressar na instituição. Segundo ela, esse número ainda pode aumentar com a possível adesão do ENEM/SiSU como forma de ingresso na UERN. “Imaginava que existia uma grande barreira entre a Reitoria e os alunos, mas o que nós vemos é justamente o contrário, e isso é muito importante para nós”, afirmou a estudante, que é cadeirante.

Os alunos da UERN que possuem algum tipo de deficiência são assistidos pela DAIN, que conta com uma equipe multidisciplinar com o objetivo de garantir condições para a permanência do estudante no curso, bem como o acompanhamento pedagógico e psicológico do estudante. De acordo com a Professora Ana Lúcia, cada estudante é acompanhado na sua individualidade e particularidade, independente do grau de dificuldade, do curso ou do campi em que estude. Para isso, uma vez por mês, a equipe da DAIN se desloca para as unidades, a fim de fazer esse acompanhamento com os estudantes, professores e técnicos.

O Reitor Pedro Fernandes afirmou que tem sido um propósito de sua gestão permitir o acesso de todos os estudantes à instituição. Ele parabenizou a perseverança dos estudantes e o envolvimento dos pais dos alunos. “A UERN está de portas abertas para vocês, que são estudantes dessa instituição como todos os outros e que precisam receber condições de aprendizagem, como todos os alunos da Universidade”, afirmou Pedro Fernandes. Ele ainda sugeriu que fosse acrescido à comissão a representação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), e parabenizou o envolvimento dos pais dos alunos no cotidiano de seus filhos na instituição.

Além dos membros da comissão e da DAIN, estiveram presentes à visita ao Reitor, o Vice-Reitor da UERN, Prof. Aldo Gondim; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares e o Pró-Reitor de Administração, Iata Anderson.