Reitor propõe realização de trote institucional e incentiva calouros a se envolverem com as atividades acadêmicas

Diante de um ginásio lotado, os integrantes da administração superior da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) apresentaram nesta segunda-feira (14), a estrutura da UERN para os calouros do turno da noite, no Campus Central. O Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA) tem o objetivo de dar as boas-vindas aos estudantes e mostrar o funcionamento da Universidade. O evento também está sendo levado para os outros Campi da UERN.

As atividades iniciaram com uma dinâmica do professor de dança e técnico da UERN, Sadraque Tavares. Em seguida, os Pró-Reitores falaram sobre a estrutura e os órgãos da Universidade, dando uma noção geral para os alunos. O Reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto motivou os alunos a se envolverem com as atividades acadêmicas e com a busca do conhecimento.

“Vocês não vão encontrar os prédios mais bonitos, mas certamente terão profissionais excelentes nas salas de aula. Nós estamos buscando melhorias para a UERN. Conseguimos um ônibus novo que será utilizado por vocês nas aulas de campo e participação em eventos. Agora contamos com dois ônibus”, afirmou o Reitor. Sobre a tradição do “trote”, Pedro Fernandes propôs aos alunos a realização de um trote institucional, envolvendo também os professores. “Escolham uma entidade e faça uma ação social. Vão até a zona rural e façam uma atividade por lá, temos muitos alunos de outras cidades que viajam diariamente para a UERN”, destacou o Reitor.

Outras lutas na área de Assistência Estudantil foram compartilhadas com os estudantes, entre elas a proposta de instalar um Restaurante Popular no Campus Central e a cobrança ao poder público do reforço nas linhas de ônibus que possam atender, de forma eficiente, os estudantes que dependem do transporte público. “Sabemos da cultura da carona, mas vivemos tempos tão inseguros que sempre há o receio de que algo aconteça. Atualmente, muitos estudantes são obrigados a saírem mais cedo para não perderem o ônibus. Eles não têm alternativa e acabam perdendo até 30 minutos de aula”, lamentou o Reitor.

Para Denise Carvalho, estudante do 1º período de Administração, o primeiro dia na universidade foi interessante. “Gostei do evento. Eu já conhecia a UERN, porque minha irmã se formou aqui. Quero me tornar uma profissional de sucesso, sei que o esforço será grande, mas vou me dedicar”, afirmou a caloura. Assim como muitos alunos de outras cidades, Denise vai enfrentar diariamente uma viagem de cerca de uma hora para chegar à UERN, ela mora em Icapuí/CE. “O esforço valerá à pena”, concluiu Denise.

SAMBA – O SAMBA é organizado pelo Departamento de Assuntos Estudantis (DAE) e realizado através de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) e com o apoio das outras pró-reitorias – Pró-Reitoria de Administração (PROAD), Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN).