O reitor Pedro Fernandes participou na manhã desta quarta-feira, 24, no Senado Federal, de uma audiência pública que debateu “O Papel Estruturante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID”. A audiência foi solicitada pela senadora potiguar, Fátima Bezerra.
Estiveram presentes, representantes do Ministério da Educação, através da Diretoria de Educação Básica de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/MEC; Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação – CNE, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – CONIF, Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – SESU/MEC e Fórum Nacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.
O PIBID é o maior programa de formação de professores para escolas públicas no Estado. “Temos 816 bolsistas, dentre os quais 652 discentes em Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó”, detalhou o reitor Pedro Fernandes, acrescentando que o programa envolve 126 professores da rede pública e contempla 32 licenciaturas.
A participação do reitor na audiência hoje na Comissão de Educação reforça o apoio e envolvimento da UERN na mobilização nacional contra o corte nas bolsas do PIBID.
No final da semana passada, o coordenador institucional, Prof. Francisco Linhares, explicou que os 31 subprojetos têm dado uma contribuição significativa para melhorar a formação e valorização dos docentes e que as bolsas do PIBID também aquecem a economia já que o programa contempla o RN com R$ 410 mil mensais.