O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, foi recebido na manhã desta segunda-feira, 23, pelo Padre Sátiro Dantas. O encontro sequencia contatos iniciados na véspera através das redes sociais.
Pelo twitter, Pe. Sátiro Dantas, ex-reitor da UERN, manifestou sua opinião sobre o Club Aceu: “Parece que querem ressuscitar a polêmica sobre o direito de posse do antigo Club Ipiranga, hoje o CLUBE ACEU que pertence à UERN… quem pensa assim desconhece a Lei Nº 271/86 – Prefeito J.Dix-Huit Rosado”, postou, acrescentando: “segunda feira conversaremos com o Mgn. Reitor Dr Pedro Fernandes. Não há a mínima dúvida sobre esse assunto”.
Também pelo twitter, o reitor agradeceu e confirmou a reunião: “obg pelo carinho e dedicação c a @UERNoficial. Na segunda estaremos juntos. Levarei todos os docs que temos inclusive a lei”.
Na manhã desta segunda, os dois conversaram sobre o assunto, conferindo a lei e outros documentos. O reitor confirmou que a instituição está buscando todas as condições para recuperar o imóvel e a Universidade voltar a ocupá-lo e para isso espera o apoio das pessoas envolvidas no processo e de toda a comunidade potiguar.
ATO- No encontro com Pedro Fernandes, Pe Sátiro também falou sobre a história da UERN, desde a época que ele foi reitor, até hoje. Lembrou das lutas e conquistas, parte da memória que Sátiro guarda com muito zelo no arquivo pessoal, como o Ato Executivo que cria o Campus Avançado de Açu.
O documento assinado pelo então presidente Canindé Queiroz foi repassado para o reitor Pedro Fernandes que o recebeu emocionado pela coincidência de datas. “O Campus foi criado dia 25 de março de 1974, dia em que nasci”, revelou Pedro Fernandes. Com a criação do Campus foram ofertados os cursos de Pedagogia, Letras, Serviço Social, Economia e Administração. Foram abertas 140 vagas no primeiro vestibular.
Padre Sátiro explicou que durante todo esse tempo guardou o documento com muito cuidado, assim como outros que deverão ser entregues para o arquivo que será criado pela instituição.
O reitor Pedro Fernandes também presenteou o ex-reitor Pe. Sátiro com um kit institucional que tem entre as peças, o CD do Grupo de Choro Ingênuo, do Conservatório de Música D’alva Stella Nogueira Freire, lançado recentemente.