...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reitor da Uneal compartilha experiência de política institucional voltada às questões étnico raciais

O reitor da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), prof. Me. Jairo José Campos da Costa, participou de dois momentos distintos na UERN nesta terça-feira, 19 de abril, em que compartilhou a experiência da UNEAL contra o racismo e a desigualdade. 

O primeiro momento foi uma palestra pela manhã com o tema “Questões Étnico Raciais: Educação, Cultura e Sociedade”, voltada aos estudantes e promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) e pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

O segundo momento, no período da tarde, teve como público os professores da UERN. O encontro promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG/UERN) teve como tema “Inclusão da cultura Afrodescendente nos cursos de Graduação”.

Natural do município potiguar de Francisco Dantas, Jairo José é egresso da UERN, ex-aluno do curso de Letras do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM/UERN), em Pau dos Ferros.

De origem humilde, filho de agricultor e de uma merendeira, Jairo José sabe o que é conviver com adversidades. “Tudo que vier na direção do respeito à diferença, da inclusão de quem historicamente esteve fora, da democratização do Ensino Superior, eu encaro com bons olhos. Quando a gente tem oportunidade de ocupar esses espaços de gestão, é preciso firmar a marca naquilo que acredita”, ressalta Jairo José.

Participando da programação do 46ª Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Nordeste – FORPROEX-NE, Jairo José fez questão de ter esse contato com professores e alunos: “Eu jamais negaria um convite da UERN. Sempre que posso voltar e contribuir de alguma forma, eu venho. Sou muito grato à UERN”, afirmou.

Para o reitor da UNEAL, já passou o tempo do povo brasileiro enxergar que é necessário viabilizar políticas públicas que impactem na transformação da vida das pessoas que, historicamente, ficaram à margem do acesso ao ensino superior e não tiveram as mesmas oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support