O resultado do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (ENADE 2008), coloca o curso de Química da UERN entre os 15 melhores cursos de Instituições Estaduais do país e entre os 6 melhores do Nordeste. Com relação aos 213 cursos avaliados no país (instituições estaduais e federais), o curso de Química da UERN está entre os 56 melhores.
Para demonstrar a evolução dos alunos do curso de Química da UERN, a professora Kelânia Freire, explica que, com relação à UFRN, a posição adquirida pelos ingressantes do curso de Química da UERN era a de 205ª e os ingressantes da UFRN ocupavam a 111ª posição; já a posição dos concluintes de Química da UERN é de 56ª e a da UFRN é 108ª; assim a UERN conquistou 149 posições e a UFRN avançou apenas 3 posições. O índice obtido pelo curso de Química da UERN no IGC (Índice Geral de Cursos) foi de 3 e no IDD (Índice de Diferença de Desempenho) foi de 4. O curso de Química da UFRN obteve conceito 2 no o IGC e 2 no IDD.
A professora Kelânia Freire explica que o IDD é a diferença entre o desempenho médio do concluinte de um curso e o desempenho médio estimado para os concluintes desse mesmo curso e representa, portanto, quanto cada curso se destaca da média, podendo ficar acima ou abaixo do que seria esperado para ele, considerando o perfil de seus estudantes. “O IDD maior que 3 significa que o curso avaliado supera o resultado médio que se espera dele e o IDD menor que 3, que os resultados estão aquém dos que se esperavam daquele curso. Nossos estudantes superam as dificuldades iniciais advindas do ensino médio conseguindo destaque a nível nacional”, finalizou Kelânia.