Quatro alunos colam grau em solenidade extraordinária

Acompanhados de familiares e amigos, quatro graduandos dos cursos de Pedagogia, Ciências Sociais e Ciências Biológicas, do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), colaram grau em solenidade extraordinária, realizada na manhã desta quarta-feira, 29. A cerimônia foi presidida pelo reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto.

A maioria dos concluintes antecipou a conclusão de seus cursos para seguir os estudos na pós-graduação. Os estudantes Antônio Anderson Brito do Nascimento e Priscila Pereira da Silva, de Pedagogia, foram aprovados para uma especialização no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN); Elusiano da Silva Melo Júnior, de Ciências Sociais, também comemorou a colação de grau junto com a aprovação na Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO – UERN/UFERSA/IFRN), e Hávila Vitória de Souza Linhares, de Ciências Biológicas, buscará o aperfeiçoamento dos estudos em um intercâmbio nos Estados Unidos.

Para Antônio Anderson, natural de Areia Branca, o momento é a realização de um sonho e demonstra a importância de uma universidade pública na sua vida. “Estudei toda a minha vida em escola pública. E apesar de todas as dificuldades, consegui me formar e na sequência iniciar uma pós-graduação”. Ele ressalta que a UERN teve um papel importante nessa conquista. “O apoio dos professores e a participação de programas de formação como o PET (Programa de Educação Tutorial) foram fundamentais para a minha formação, que me preparou para viver esse momento”, ressalta.

Priscila Pereira, também natural de Areia Branca e oriunda de escola pública, endossa o papel da UERN em suas conquistas. “A Universidade oportuniza o acesso à formação superior. Na graduação, os professores nos apoiam e incentivam a seguir nos estudos. Isso nos motiva. Estou muito feliz em ter chegado até aqui”, comemora a graduanda.

Elusiano da Silva enfatiza que a solenidade é a realização de um sonho. “Concluir um curso de graduação e logo em seguida começar uma pós-graduação era uma realidade muito distante. Principalmente, para mim, que estudei a minha vida toda em uma escola pública em Limoeiro do Norte (CE)”, afirma. Durante a graduação, Elusiano da Silva se mudou para Mossoró e com o apoio das bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) conseguiu se manter na cidade e dar sequência ao curso. “Agora vou seguir na pós-graduação e pretendo um dia voltar à UERN como servidor”, declara.

O reitor Pedro Fernandes parabenizou os formandos e os convidou a retornar à UERN para fazer suas pós-graduações. “Temos cursos de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento”, frisou. Ele enfatizou que todo o trabalho de gestores, diretores, professores e técnicos administrativos da Universidade é para poder proporcionar estes momentos, no qual os alunos colam grau e recebem seus diplomas para buscar novos desafios.