...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projetos de natação homenageiam atletas e professores

Os projetos de extensão Nadar Mais, da Uern, e Proaaqua, da Ufersa, promoveram, na noite desta terça-feira (8), uma homenagem a atletas de natação que tiveram destaque em 2024 e também a professores, treinadores e apoiadores cuja atuação tem contribuído para o avanço dos projetos e da natação no Estado. A cerimônia foi realizada no Amâncio Ramalho, no campus da Ufersa em Mossoró.

Durante o evento, a professora Cicília Maia enfatizou a importância do esporte para os mais de 700 participantes dos dois projetos, ressaltando o papel social da Uern em possibilitar mudanças positivas para a população de diversas maneiras.

“Isso mostra que a formação que nós oferecemos não é só técnico-científica, mas também cidadã”, frisou a reitora, acrescentando que a atuação dos projetos também favorece a criação de um laço entre as crianças e adolescentes e a universidade.

“Quando eles estão lá no projeto, eles veem que a universidade também é deles, e que eles também podem vir depois como alunos do ensino superior”, ilustrou.

Coordenador do Nadar Mais, o professor Adalberto Veronese parabenizou os participantes dos projetos pelas conquistas no último e destacou o impacto pessoal para os estudantes, que vai além das competições. “Nós vemos que vários sonhos já estão se tornando realidade e eu não falo só dos pódios, dos resultados, mas também da contribuição para a cidadania”, pontuou.

Já o pró-reitor de Extensão da Uern, professor Esdras Marchezan, salientou que os dois projetos também geram um impacto para o avanço da natação em outros âmbitos além da universidade, uma vez que mobilizam outros segmentos e fomentam novos investimentos no esporte.

“Isso é mais um passo para acabar com a ideia de que a natação é um esporte de elite. Por que tem que ser assim? A atuação desses projetos deixa a mensagem de que precisamos de mais investimentos nessa área”, comentou, ressaltando que as iniciativas já têm se tornado referência no país, sobretudo devido à parceria entre as duas universidades.

“Esses projetos são um incentivo muito grande pra natação no estado inteiro, até porque a natação não costuma ser um esporte muito divulgado”, comentou o estudante Luiz Marcelino, de 15 anos.

Outro aluno do projeto, Matheus Lima, apontou os benefícios do esporte em sua rotina. “Existe a melhora do condicionamento físico, que ajuda muito na vida em geral, e também a disciplina e a mentalidade que o esporte proporciona”, relatou.

Para acompanhar mais informações sobre o projeto Nadar Mais, acesse o perfil do @ladauern no Instagram.

Fotos: Ênio Freire

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support