Projeto Leia pretende resgatar os espaços de leitura

Fadas, duendes, bruxas e princesas. Os personagens clássicos das fábulas infantis deram o tom lúdico ao lançamento do “Projeto Leia – Leitura em Ação”, realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com financiamento da FAPERN/CAPES/CNPq. O lançamento ocorreu na noite de quarta-feira, 20, às 19h30, no Hotel Villa Oeste.

Coordenado pela professora Dra. Verônica Araújo Pontes, Assessora de Avaliação Institucional da UERN, o projeto pretende resgatar os espaços de leitura nas escolas públicas, qualificar os profissionais das bibliotecas, instituir salas de leitura e incentivar o gosto pela leitura. O projeto é desenvolvido em dois polos: Mossoró e Apodi. Em Mossoró as atividades estão sendo realizadas na Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel, em Apodi as atividades ocorrem na Escola Estadual Zenilda Gama.

O projeto envolve 12 bolsistas em cada escola, totalizando 24 bolsistas, além de três professores coordenadores, sendo 2 em Mossoró e 1 em Apodi. Além dos alunos do Ensino Médio e professores das escolas atendidas pelo projeto, 15 estudantes do curso de Pedagogia da UERN são bolsistas de Iniciação Científica. Outros professores do curso de Pedagogia da UERN também estão envolvidos com o projeto.

A professora Verônica Pontes afirmou que o Projeto Leia é resultado de suas pesquisas iniciadas em 1996. “Em 2010 o então presidente Lula instituiu uma lei que exige que até 2020 todas as escolas possuam uma Biblioteca. As escolas estão se adequando, mas não basta criar o espaço e colocar livros didáticos. É preciso formar leitores, manter títulos atualizados e profissionais capacitados”, afirmou a professora Verônica, ressaltando que a meta do projeto é atingir também os alunos do Ensino Fundamental e a comunidade.

Prestigiando o lançamento do projeto, o Vice-Reitor Prof. Aldo Gondim destacou a importância do projeto: “Nós sabemos a dificuldade em criar espaços de leitura. O papel desse projeto é belíssimo”, afirmou. Entre as autoridades que prestigiaram o lançamento estavam o Pró-Reitor de Extensão, Etevaldo Almeida e o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, João Maria.