Projeto doa mudas de plantas para a comunidade no Campus Mossoró

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através do Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA), fará a doação de mudas de plantas para incentivar a prática de agricultura urbana e a preservação do meio ambiente, como parte do projeto “Plantando o Futuro”. A iniciativa, que ocorre entre 5 e 7 de junho como parte da Semana do Meio Ambiente, visa distribuir mudas de diferentes espécies de árvores frutíferas, medicinais e ornamentais para a comunidade em geral. Cada pessoa poderá pegar duas mudas.

O projeto é coordenado pela equipe de extensão universitária e conta com a parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), com financiamento, e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), que auxiliam na seleção das espécies mais adequadas para a região. As mudas por trás da Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire (EMDSNF), do Departamento de Artes (Dart), do Campus Mossoró, nos seguintes horários: 07h30 às 11h e das 15h às 17h.

Além de contribuir para a conservação da biodiversidade, o projeto busca incentivar a prática da agricultura urbana, que consiste na produção de alimentos em pequenos espaços, como quintais, terraços e varandas. A iniciativa também tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade.

“Temos a perspectiva de produzir cem mil mudas para fazer doação para as prefeituras dos municípios, mas, durante a a essa Semana do Meio Ambiente, vamos abrir essa doação para qualquer pessoa da comunidade, que poderá passar lá para pegar. A iniciativa surgiu porque estamos num período de conscientização”, disse a professora Márcia Regina, do Departamento de Gestão Ambiental (DGA).

A doação de mudas é uma oportunidade única para a população adquirir plantas de qualidade de forma gratuita e contribuir para um ambiente mais saudável e equilibrado.