Projeto da Uern Pau dos Ferros promove estudos e atividades relacionados à educação humanista

Texto de Adriana Morais

Com o objetivo de difundir e partilhar conhecimentos, saberes e práticas relacionados à educação baseada nos princípios humanistas, estão sendo desenvolvidas atividades visando à execução dos projetos de pesquisa e extensão “EducAção Humanista: práticas exitosas”, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) em Pau dos Ferros.

Os projetos terão seu marco inaugural no semestre de 2023.1. No entanto, as ações preparatórias para se pensar em uma educação humanística vêm sendo desenvolvidas desde o ano passado.

Os projetos são coordenados pela professora Sheyla Fontenele, do Departamento de Educação da Uern Pau dos Ferros, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN). A proposta é compartilhar informações sobre uma educação humanística ne rede básica de ensino.

A ideia é debater a possibilidade da invenção de uma escola de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental fundamentadas em práticas pedagógicas que apontem em direção à fomentar uma geração de seres mais justa, ética, solidária e do respeito à toda forma de vida, em suma, mais humana.

“Os projetos na verdade são ‘continuidade’ do projeto de pesquisa do PPGE conhecido como ‘Projeto ética na escola’, que já realizou diversas ações em Pau dos Ferros”, revela a professora Sheyla Fontenele.

Ainda como forma de preparação, a fim de sedimentar um movimento de educadores humanista no país, a professora Sheyla Fontenele esteve em Santa Catarina, a convite do professor Antônio Pereira
Cândido (IFSC), para compartilhar experiências e divulgar o projeto de Educação Humanístia, um movimento composto por uma equipe de 27 alunos/as da graduação e pós-graduação, além de membros da comunidade externa, no Alto Oeste Potiguar.

Sheyla Fontenele participou de reuniões, debates, palestras e mesas redondas. A professora também ministrou uma palestra para empresários da cidade de Imbituba (SC), que desejavam conhecer o trabalho desenvolvido no Alto Oeste. A proposta é buscar inspiração para ser base do novo centro universitário que estão criando na cidade, com enfoque na linha pedagógica humanista.

A Educação Humanista, cujos referenciais primários se encontram na linha pedagógica Logosófica, será motivo de estudos e pesquisas no I Congresso Internacional de Pedagogia Logosófica, que será realizado em maio, em Belo Horizonte (MG), com atividades presenciais e remotas.

Confira mais informações sobre o projeto no perfil do Instagram, canal do YouTube e site.