...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto Cetáceos da Costa Branca receberá o Prêmio Muriqui nesta segunda-feira

O Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB/Uern) foi laureado com o Prêmio Muriqui Especial – Pessoa Jurídica/ 2023, concedido pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A premiação será entregue nesta segunda-feira, 20, às 18h, na solenidade de abertura do 32° Encontro Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, em Natal.

Instituído em 1993, o Prêmio Muriqui é reconhecido hoje como uma das mais importantes homenagens às ações ambientais no país. Seu objetivo é incentivar e reconhecer ações que contribuam para a conservação da biodiversidade, o fomento e divulgação dos conhecimentos tradicional e científico e a promoção do desenvolvimento sustentável na área da Mata Atlântica.

Para o coordenador do Projeto Cetáceos da Costa Branca, Flávio Lima, é uma honra para a Uern receber o Prêmio Muriqui. “É um reconhecimento do trabalho que a Uern, por meio do projeto Cetáceos, realiza há 25 anos na região da Costa Branca. Desde 1998, o projeto vem conduzindo ações de pesquisa de ensino, de graduação e pós-graduação e de extensão envolvendo aspectos sobre biodiversidade marinha, conservação dos oceanos, resgate e reabilitação de fauna”, declara.

Presente em cinco bases avançadas, o PCCB-Uern tem uma equipe de aproximadamente 80 pessoas, entre pesquisadores, moradores das comunidades contratados e voluntários, que atuam tanto na pesquisa quanto na educação ambiental.

O projeto atua no resgate de animais vivos e mortos, na avaliação das alterações climáticas da região e no acompanhamento para devolver esses animais ao meio ambiente.

Além disso, o projeto trabalha no envolvimento com comunidades costeiras, pescadores, pescadoras, marisqueiras, jovens, estudantes e de um modo geral. “A Uern vem obtendo excelentes resultados no trabalho junto à comunidade para ampliação do conhecimento e para conservação desses ambientes e das espécies”, afirma Flávio Lima.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support