Programa Saúde em Foco da Uern TV completa 1 ano

O programa Saúde em Foco da Uern TV comemora hoje, 17, um ano. Nesse tempo, foram mais de 40 edições abordando diversos temas relacionados à saúde das pessoas, apresentados de maneira simples e dinâmica.

Segundo Rosalba Moreira, apresentadora e idealizadora do projeto, o programa foi pensado para ser feito de uma forma mais simples, mas ganhou uma maior dimensão depois. “Eu imaginei inicialmente um programete para soltar na programação, falando sobre algum tema relacionado à saúde”, revelou.

No começo, era gravado no Campus Mossoró da Uern e, posteriormente, no Parque Municipal de Mossoró até que, em junho de 2022, passou a ser transmitido ao vivo, direto do estúdio da Uern TV, anexo à Reitoria.

“Tomou uma proporção maior que a que eu tinha pensado anteriormente. E hoje, temos aí esse programa semanal com 30 minutos de duração. Tem sido muito satisfatório”, acrescenta Rosalba.

Produtoras e convidados salientaram a importância da iniciativa para a formação de novos jornalistas.

“O Saúde em Foco não é só uma escola para quem assiste, mas é para quem produz, para quem está no estúdio e para os profissionais convidados também”, destacou Marilya Cavalcante, graduada no curso de Jornalismo da Uern e uma das primeiras produtoras do programa.

A psicóloga Lígia Sousa, em seu depoimento para o perfil da Uern TV no Instagram, enfatizou a preocupação em abordar temas tão atuais. “Particularmente agradeço por vocês sempre terem dado pauta às demandas importantes em saúde mental”, disse.

A endocrinologista Vivianne Morais, do mesmo modo, reconhece a necessidade de abordar essas temáticas. “Destaco a importância em trazer informações de qualidade em saúde para a população”, completou.

O diretor da Uern TV, professor Fabiano Morais, afirma que o programa foi a realização de um desejo antigo.

“Durante os anos que a TV está no ar, desde o início, eu tinha vontade que a gente tivesse um programa de saúde. A dificuldade estava em encontrar um apresentador ou apresentadora que tivesse o perfil do projeto, o que foi resolvido com a chegada de Rosalba Moreira, que partilhava do mesmo pensamento. É muita utilidade pública, quando se fala sobre saúde, principalmente para uma população tão carente de assistência médica”, afirmou Fabiano.

A programação da Uern TV está disponível por completo no Youtube, no canal de mesmo nome. Além disso, é possível também assistir pela televisão através do canal 23.1 da TCM.