Programa realizará ações de Pesquisa e Extensão na região serrana de Portalegre e Martins

O Programa de Extensão Universitária “Contribuições ao Planejamento Urbano, Ambiental e Turístico dos municípios de Portalegre e Martins/RN” executa suas atividades com base em três eixos de atuação: Planejamento Urbano, Planejamento Ambiental e Planejamento Turístico.

O programa realizou sua primeira reunião integrada de planejamento no dia 09 de abril, na sala de Especialização em Gestão Ambiental da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM/UERN).

Participam do programa como colaboradores 14 professores dos Departamentos de Gestão Ambiental, Geografia (Campus de Pau dos Ferros), Turismo e Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semiárido (CEMAD/UERN). O Programa conta ainda com a participação de quatro alunos do Mestrado em Ciências Naturais, 12 alunos bolsistas de graduação e quatro alunos voluntários.

O Programa contará com ações nas áreas de Geoprocessamento e Zoneamento Ambiental, Diagnóstico Socioeconômico, Saneamento Ambiental, Cadastro e Manejo de Trilhas, Educação Ambiental e Recursos Hídricos, Análise da Vegetação e Geoturismo.

O Professor Rodrigo Guimarães, do Departamento de Gestão/UERN, ressalta que a UERN já vem desenvolvendo vários projetos de pesquisa na região serrana e que, no inicio de maio, está programado um seminário para apresentação da proposta nos municípios de Portalegre e Martins. Esse evento contará com a participação da UFRN, que também apresentará os trabalhos de pesquisa desenvolvidos na área.