Programa de Pós-Graduação em Geografia é tema de artigo publicado na Revista da Anpege

A criação, o desenvolvimento e a contribuição do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Uern (PPGEO) foram o tema de um artigo publicado na última edição da Revista da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege).

Assinada por seis docentes da Universidade, a publicação apresenta especificidades do PPGEO, contemplando desde sua criação, em 2015, até as perspectivas futuras do programa.

Conforme aponta o artigo, com o título “Contribuição ao desenvolvimento sustentável do estado do Rio Grande do Norte: Notas sobre a criação e o desenvolvimento do Programa de Pós-graduação em Geografia da Uern”, os temas pesquisados pelo programa de pós-graduação circundam os conceitos de Desenvolvimento Sustentável, Geografia Ambiental e Ecologia Política, demonstrando uma relação estreita com dilemas sociais, econômicos e ambientais contemporâneos, o que permite abrir caminho para trabalhos integrados entre a Geografia Humana e a Geografia Física.

Conforme trecho do artigo, “o espaço geográfico majoritário de atuação do Programa de Pós-graduação em Geografia da Uern, evidenciado pelos projetos dos docentes e pelas pesquisas dos discentes, é a região Oeste do Rio Grande do Norte (bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró) e o litoral setentrional do Rio Grande do Norte, formado por 14 municípios”.

A publicação foi feita pelos professores Rodrigo Guimarães de Carvalho, Fábio Ricardo Silva Beserra, Márcia Regina Farias da Silva, Diêgo Ezaú Pereira de Araújo, Alfredo Marcelo Grigio e Silvana Praxedes de Paiva Gurgel.

O artigo destaca a capilaridade da Uern e sua atuação em todo o território potiguar, atraindo estudantes desse e de outros estados.

Confira a publicação completa neste link.