...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Programa de Pós-Graduação em Física promove o colóquio “Exoplanetas: A busca por novas ‘terras’ que rendeu o Prêmio Nobel em 2019”

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGF/UERN) realizará nesta quarta-feira (27) o colóquio “Exoplanetas: A busca por novas ‘terras’ que rendeu o Prêmio Nobel em 2019” a ser ministrado pelo Prof. Dr. Leonardo de Andrade Almeida (UERN).

O colóquio será realizado às 15h, na Sala C3 da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais – FANAT (5º e 6º períodos do curso de Licenciatura em Matemática/Computação), Campus Central.

Veja o resumo:
Desde a descoberta dos primeiros planetas fora do Sistema Solar, também conhecidos como exoplanetas, em 1992 ao redor de um pulsar (estágio final de uma estrela de alta massa) e em 1995 ao redor de uma estrela de sequência principal (estrela jovem), que uma busca intensa por sinais de vida fora da Terra se iniciou. Essa última descoberta rendeu aos pesquisadores M. Mayor e D. Queloz o prêmio Nobel de Física deste ano. Graças às missões espaciais Kepler, CoRote TESS e alguns levantamentos com telescópios em terra, hoje conhecemos mais de 4.000 exoplanetas, alguns deles do tamanho da nossa Terra e, em alguns casos, localizados na região conhecida como zona habitável. No entanto, há ainda muito o que fazer nessa área da Astronomia. Além, é claro, da identificação da vida fora da Terra, entender os mecanismos da formação dos sistemas planetários, sua evolução, composição química das atmosferas dos exoplanetas, etc., são tópicos ainda em aberto. Dessa maneira, nessa apresentação será abordada uma visão geral do nosso conhecimento sobre os exoplanetas, além de mostrar quais serão os desafios para os próximos anos nessa área da Astrofísica.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support