...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Programa BioAção promove tarde de ciência com população no Parque Municipal

O programa BioAção, do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat) realizou uma mostra de material biológico, modelos didáticos, atividades lúdicas e experimentais para receber a população na tarde desta quinta-feira, 1º, no Parque Municipal Professor Maurício de Oliveira.

De acordo com a professora Danielle Peretti, coordenadora do programa, as ações externas iniciaram em 2019, foram suspensos com a pandemia e retornaram em seguida. Com a iniciativa desta tarde, os discentes trabalham a importância da biodiversidade com a população.  “É importante a população conhecer e desmistificar algumas coisas. Em relação a insetos, a répteis, que as pessoas às vezes tem aversão e esquecem do papel ecológico, da importância deles e que, na verdade, nós é que, enquanto cidade, estamos invadindo o ambiente natural”, explicou.

A proposta do programa, como parte da terceira edição da Semana de Meio Ambiente (Semabio), é divulgar e popularizar a ciência de forma lúdica, interativa e responsável.

“Agrega bastante nessa questão de passar o conhecimento e ensinar. Vamos pegando mais prática”, disse a aluna Helouísa Oliveira, 19 anos, do 3o período do curso de Licenciatura em Biologia, que está no projeto de extensão há cerca de um ano.

No local, alunos e alunas de escolas municipais também participaram e apresentaram projetos, como é o caso de Maria Clara Fernandes e Ruhana Bianca de Sousa, de 14 e 15 anos respectivamente. Elas apresentaram uma experiência de criação de camarão através de um filtro do Rio Apodi-Mossoró. Ambas estudam no 8º ano da Escola Municipal Vereador José Bernardo.

Ainda nesta edição da Semabio, será realizado o evento I Vem Passarinhar RN, e o BioAção irá participar, conjuntamente, com a ação de observação de aves, também no Parque Municipal. A atividade ocorrerá no dia 4 de junho, das 6h às 10h.

Pedro Lucas, 21 anos e do 7º período do curso de Licenciatura, participa da organização do I Vem Passarinhar RN. Para ele, esse tipo de iniciativa contribui para sua formação, “porque nós temos o contato entre pessoas e cientistas em formação. E a partir daí, nós explicamos de maneira didática assuntos que já fazem parte do nosso cotidiano, como, por exemplo, fisiologia humana, entomologia, zoologia geral. Então, ajuda a aproximar e vai nos ajudar no futuro para aperfeiçoarmos nossa didática”, declarou.

Na oportunidade, docentes e discentes interagiram com o público informando sobre o funcionamento do corpo humano e sobre a biodiversidade, falando sobre plantas e animais, e realizando práticas experimentais, com o intuito de esclarecer, desmistificar e sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de cuidado com o meio ambiente.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support