A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) reabriu o processo de inscrição para a função de professor preceptor do Programa Residência Pedagógica 2022/2024. Entre 17 e 23 de junho, os interessados devem enviar a documentação exigidas para os endereços eletrônicos presentes no edital. No total, são 5 vagas, com bolsas no valor de R$ 1.100,00. Além disso, haverá formação de cadastro de reserva.
São requisitos cumulativos mínimos para participação e recebimento de bolsa na função de preceptor:
I – possuir diploma de licenciatura em área do conhecimento correspondente à área do subprojeto;
II – possuir experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério da educação básica;
III – ser professor em efetivo exercício na escola-campo que abrigará o subprojeto, atuando em sala de aula na área ou na etapa correspondente ao curso que compõe o subprojeto;
IV – possuir disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades relacionadas à sua função no PRP; e
V – Não possuir parentesco com a coordenação institucional ou com docentes orientadores.
O valor mensal da bolsa é de R$ 1.100,00, custeadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e está definida para um período máximo de até dez meses, com vigência a partir do início das atividades.
O Programa Residência Pedagógica é vinculado à Capes, e tem por finalidade fomentar projetos institucionais, dentre os quais o Residência Pedagógica, implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.
Confira o edital.