O professor Lídio Sânzio Gurgel Martiniano e professora Claudia Vecchi, como membros do Grupo de Pesquisa “Direitos Fundamentais e Desenvolvimento”, do Curso de Direito do Campus de Natal, participara do workshop “Desafios para a implementação da indústria de energia eólica no Brasil: uma análise para o período pós-leilão”, representando a UERN.
Os professores viram como a energia eólica se tornou uma atividade econômica extremamente atrativa. “Só para se ter uma idéia, a projeção para geração de empregos (diretos e indiretos) nessa área no mundo, até 2012, é da ordem de 1 milhão, e o Brasil tem muito ainda a avançar nessa seara, pois hoje somos apenas o 21º colocado na geração desse tipo de energia. Com os leilões da ANEEL, a previsão é que em pouco anos alcancemos a 10ª colocação. E o melhor de tudo é que no último leilão os projetos potiguares foram líder de atratividade e competitividade (38%)”, contou o professor Lídio.
“O que vimos, assim, foi o surgimento/consolidação de um setor que poderá trazer progresso e desenvolvimento a nossa região, num tripé que envolve equipamentos, financiamento e mão-de-obra. Neste último, com a necessidade de aperfeiçoamento dos recursos humanos, a UFRN está se projetando com participação de 200 docentes e 500 discentes envolvidos. Creio que chegou a hora da UERN também marcar presença”, acrescenta o professor.
O “Workshop: Desafios para a implementação da indústria de energia eólica no Brasil: uma análise para o período pós-leilão” aconteceu no Auditório CTGAS, em Natal, no último dia 29.
Ilana Albuquerque
Agecom-UERN