Professores e alunos da UERN participam de evento internacional

Professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Pau dos Ferros, participaram do X Simpósio Internacional de Estudos sobre Gêneros Textuais (SIGET). O evento ocorreu na última semana, na Universidade Nacional de Córdoba, Argentina.

Considerado um dos principais eventos da área de ensino de línguas voltado para o estudo dos gêneros textuais/discursivos, o X SIGET se propôs a discutir a temática “Gêneros textuais/discursivos, práticas de linguagem e vozes do sul em diálogo”. A proposta é promover o intercâmbio de ideias entre pesquisadores da área, especialmente do eixo sul, e a consolidação de sua internacionalização.

Na programação, o PPGE/UERN esteve representado pelos professores doutores José Cezinaldo Rocha Bessa e Maria Zenaide Valdivino da Silva e pelas alunas Maria Amélia da Silva Costa e Maria Elizia Cavalcante Costa e pela bolsista Pós-doc Profª. Dra. Sayonara Abrantes de Oliveira Uchôa (PPGE/IFPB), que apresentaram trabalhos. Maria Zenaide e José Cezinaldo participaram como coordenadores de simpósios temáticos do evento.

Em parceria com as professoras doutoras Antônia Dilamar Araújo (UECE) e Vânia Soares Barbosa (UFPI), Maria Zenaide Valdivino coordenou o simpósio temático “Gêneros textuais e letramento multimodal em língua materna e estrangeira”. Já José Cezinaldo Rocha Bessa coordenou, em parceria com a Profª. Drª Rosângela Alves dos Santos Bernardino (PPGL/UERN) e Drª Célia Maria de Medeiros (UFRN), o simpósio “A constituição dialógica do texto oral e escrito em diferentes gêneros discursivos/textuais”.

A coordenação do PPGE/UERN destaca a importância da participação de professores e alunos do programa no X SIGET, considerando o intercâmbio de ideias, a visibilidade das atividades de pesquisa desenvolvidas por docentes e discentes do programa e o fortalecimento de parcerias com docentes de outras instituições.