Professores dos cursos de Licenciatura e Bacharelado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que compõem o Fórum Integrado de Ensino dos Cursos de Bacharelado (FIEB) e o Fórum Integrado de Ensino dos Cursos de Licenciatura (FIEL), discutiram durante reunião virtual realizada na manhã de hoje (23), o ensino remoto. A reunião foi conduzida pelo professor Ênio Virgílio, que coordena o setor de estágios da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG).
Na ocasião também foi discutida a minuta da proposta que prevê a retomada das aulas da graduação de forma remota. A proposta de Ensino Remoto está em tramitação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). O pró-reitor de Ensino de Graduação, Wendson Dantas, destacou que a intenção é trabalhar por adesão, dessa forma nenhum professor será obrigado a ofertar disciplinas de forma remota.
O mesmo vale para os alunos que, ao optarem por aderir à proposta, não terão nenhum prejuízo acadêmico associado. Para auxiliar os estudantes que não têm acesso a Internet, a Uern, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), lançou o Edital de Auxílio Inclusão Digital, cujas inscrições seguem até 3 de julho (Clique aqui e saiba mais sobre o Auxílio).
Na reunião, a professora Regina Young, da Faculdade de Educação, fez uma apresentação sobre o Ensino Remoto. “O uso de tecnologias para o ensino não presencial quebra a ideia da transmissão e instaura a interatividade entre aluno e professor. É um trabalho de forma colaborativa”, afirmou a professora Regina.
A forma que outras universidades estaduais e federais estão trabalhando foi discutida pelos professores, bem como os desafios e as especificidades dos cursos e dos campi da UERN. Mais de 70 professores participaram da reunião. Um ponto que estava na pauta, relacionado aos estágios, ficou para ser discutido em outra reunião, prevista para ocorrer na próxima semana.