Professores de Direto mantêm projetos de forma virtual

Durante o isolamento, alguns professores da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAD/UERN) mantiveram atividades de forma virtual, adaptando estudos e rotina.

É o caso da professora Rosimeiry Florêncio, coordenadora do projeto de extensão “Direito e História: formação política na comunidade quilombola do Arrojado (Portalegre/RN)”.

Com o propósito de contribuir com a organização política de comunidades negras rurais remanescentes de quilombos, o projeto apresenta, inclusive, um aspecto prático, com a solicitações de dados das autoridades sobre o enfrentamento da Covid-19 nos locais estudados.

“O segundo fator que possibilitou a continuidade das ações foi o fato de que, na realização do projeto, sempre dedicamos a primeira parte de cada versão a pesquisa e aprofundamento do estudo sobre a temática e comunidades com quem pretendemos contribuir”, completou a docente.

O professor João Vale, coordenador do grupo de pesquisa “sertões, comunidades tradicionais e conflitos socioambientais”, conta que seus integrantes definem o cronograma de atividades em reuniões mensais.

“Esse cronograma geralmente consiste na produção de algum artigo científico e da leitura de algum texto. Nas reuniões, ocorre o debate do livro e dos artigos produzidos”, disse o professor.

André Passos, integrante do grupo de estudos e estudante do curso de Ciências Sociais da UERN, relata que, apesar das dificuldades com aspectos técnicos – como a instabilidade da conexão de internet, em alguns casos –, a experiência tem sido válida.

“Estamos nos esforçando para manter o mínimo, os professores estão colaborando como podem e tem na paciência a chave da pedagogia”, contou.