...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Professores da Uern promovem exposição sobre acervo de cineasta Cosme Alves Netto

Texto: Vitória Araújo – Estagiária de Jornalismo

Professores do curso de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) estão promovendo uma exposição sobre o cineasta Cosme Alves Netto. A mostra está disponível para visitação no Museu Municipal Lauro da Escóssia até o dia 15 de março, seguindo o horário de funcionamento do Museu (das 8h às 16h – de segunda a sexta-feira, e das 8h às 11h aos sábados).

Intitulada “Todo o amor pelo cinema: o acervo de Cosme Alves Netto como ferramenta de educação museológica”, a exposição é fruto do projeto de extensão e unidade curricular de extensão que abordou sobre catalogação e digitalização do acervo pessoal de Cosme Alves Netto, doado ao Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NUDOPH).

A ação é coordenada pelos professores doutores Lindercy Lins, Fabiano Mendes e Leonardo Rolim, do Departamento de História da Uern Mossoró.

Cosme Alves Netto (1937-1996) foi uma das mais importantes personalidades do cinema brasileiro e da cultura nacional, por sua atuação na descoberta, recuperação e conservação de filmes brasileiros de todas as épocas, pela influência na produção de filmes de longa-metragem e de curta metragem, documentários. Preso e torturado durante o período da ditadura por sua dedicação ao cinema, Cosme Alves Netto era considerado como o embaixador das cinematografias da América do Sul.

Foi curador por 40 anos da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM-RJ) e programador do lendário Cine Paissandu, quando este, através de exibição de filmes marginalizados pelos circuitos tradicionais, familiarizou milhares de jovens com o cinema europeu, sobretudo a Nouvelle Vague francês, cinema japonês, sueco, italiano, tcheco, polonês, russo e latino-americano.

Disseminou pelo Brasil o movimento cine-clubismo, que influenciou a formação no País de uma geração de cineastas que fecundariam o cinema brasileiro com as ideias de um novo cinema – Cinema Novo, o Cinema Novo do Brasil, como passou a ser conhecido no exterior.

A Exposição sobre o cineasta Cosme Alves Netto conta com banners produzidos pelos alunos do curso de História da Uern, a partir do material digitalizado no NUDOPH. Além disso, objetos como medalhas, comendas, troféus e documentos pessoais de Cosme Alves Netto estão expostos à visitação.

Confira mais detalhes no perfil do Instagram @exposicaocosme.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support