Professoras da UERN são homenageadas em evento da Secretaria de Educação em comemoração aos 40 anos de Ensino Religioso

A Secretaria Estadual de Educação (SEEC) realizou, na manhã desta segunda-feira (03), um evento comemorativo pelos 40 anos do início do Ensino Religioso nas escolas públicas do Rio Grande do Norte. Na cerimônia, foram homenageados diversos envolvidos na questão religiosa, entre os quais as professoras Maria Augusta de Sousa Torres e Josineide Silveira de Oliveira, ambas do curso de Ciência da Religião, do Campus de Natal.

O Ensino Religioso fundamenta-se na investigação do fenômeno religioso compreendido na realidade da cultura dos educandos e tem como finalidade a ajuda de compreensão dos questionamentos existenciais, com a função de promover a aceitação das diferenças espirituais.

Durante o evento, onde estiveram presentes vários ex-secretários da pasta, que acompanharam a implantação e o desenvolvimento do Ensino Religioso no RN, a atual secretária de Educação, Betânia Leite Ramalho, fez questão de ressaltar a importância de pessoas que foram essenciais nesse trabalho. “O tema é caro para a humanidade. A religiosidade também é uma maneira de conhecimento para um mundo melhor”, disse.

O evento também serviu para o lançamento dos livros: “Ensino Religioso e Literatura: um diálogo a partir do poema Morte e Vida Severina”, da professora Maria Augusta de Sousa Torres, e “Da Transcendência à Imanência: o ensino religioso no Rio Grande do Norte”, da professora Josineide Silveira de Oliveira, que, segundo a secretária Betânia Ramalho anunciou, serão incluídos no currículo das escolas por meio da aquisição pela SEEC, o que significa um reconhecendo do trabalho das autoras.

“Ensino Religioso e Literatura: um diálogo a partir do poema Morte e Vida Severina”, da professora mestre Maria Augusta de Sousa Torres, foi seu trabalho de conclusão de mestrado na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). “Queria uma dissertação que beneficiasse o professor”, disse a escritora. A obra faz um paralelo entre religiosidade e o homem sertanejo na obra “Morte e Vida Severina”, do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto.

Já “Da Transcendência à Imanência: o ensino religioso no Rio Grande do Norte”, da professora doutora Josineide Silveira de Oliveira, é o relato de uma experiência bem sucedida no Rio Grande do Norte, com o propósito de incentivar os professores de ensino religioso com suas práticas educativas. O livro foi escrito contando a história de métodos a favor da religiosidade e humanismo que vem desde 1973, passando por Caicó e Mossoró, principalmente, com a criação da comissão de religiosidade na gestão do ex-secretário de educação Dalton Melo.

Fotos: Danilo Bezerra / SEEC