Um encontro de gerações que fizeram a história da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FASSO/UERN). Assim pode ser definida a homenagem póstuma a professora Wálbia Carlos realizada na manhã desta quinta-feira.
Vários alunos, professores e servidores estiveram no Auditório da FASSO para prestar depoimento em nome da professora falecida em 23 de junho. Foi apresentada uma exposição virtual de fotos que contaram a relação dela com a FASSO/UERN.
Um dos pontos emocionantes da homenagem foi quando a professora aposentada Lourdes Lima convidou a filha de Wálbia, Melina Carlos, para ler um poema de Carlos Drummond de Andrade que homenageia às mães.
O evento também foi marcado por vários depoimentos de professores. “Apesar de Wálbia estar aposentada há muitos anos, ela mantinha presença marcante na UERN. Ela era uma pessoa de muita articulação e ajudou a todos nós”, frisou a professora Telma Gurgel.
A professora Ivonete Soares afirmou que o ato é para celebrar a vida. “Queremos representar o sentimento do que Wálbia foi para todos nós”, acrescentou.
Palavras reforçadas pela professora Lourdes Lima, contemporânea de Wálbia na UERN. O professor João Batista Xavier lembrou que a homenageada foi aluna dele na FASSO. “Era um tempo que os universitários eram filhos de trabalhadores que lutavam para pagar o curso e os professores davam aula como ‘bico’. Wálbia era uma aluna exemplar”, relatou.