A professora Érica Louise de Souza Fernandes Bezerra, da Faculdade de Enfermagem (Faen), recebeu nesta semana o Prêmio Anna Nery – honraria máxima da área de Enfermagem no país. A entrega ocorreu durante 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, realizado em Recife.
A honraria representa um reconhecimento e reverência ao compromisso e ao protagonismo que inspira enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes em todo o Brasil.
“Receber o Prêmio Anna Nery é uma grande honra, que reflete não só o meu percurso profissional, mas também a formação sólida que obtive na UERN. Este é um reconhecimento para todos os profissionais que acreditam na força transformadora da Enfermagem”, comenta Erica Louise.
Durante o evento, a docente foi palestrante no Painel de Sustentabilidade e Inovação na Enfermagem, que trouxe reflexões sobre o papel da enfermagem em práticas sustentáveis no âmbito da saúde, em sintonia com os debates da COP-30.
A professora atuou também como mentora no 3º Bootcamp Healthtech, um programa voltado para o fomento da cultura empreendedora na Enfermagem, incentivando a inovação tecnológica e o desenvolvimento de soluções criativas para os desafios da área da saúde.
“A sustentabilidade não é apenas um tema emergente, mas uma necessidade urgente. Inovar na enfermagem, com foco no meio ambiente, é crucial para garantir um futuro saudável para todos. Além disso, poder compartilhar conhecimentos e mentorar jovens enfermeiros e empreendedores foi uma experiência incrível. Fico feliz em ver como a nova geração está disposta a inovar e transformar a enfermagem no Brasil”, destaca.
Érica também foi idealizadora do Portal Inova-e, lançado durante o evento. A plataforma foi concebida com o objetivo de promover o empreendedorismo e a inovação entre os profissionais de Enfermagem. “É um projeto que nasceu do desejo de ver a Enfermagem ocupando um espaço de protagonismo no empreendedorismo e na inovação. Esta plataforma representa uma nova fase para a enfermagem no Brasil, incentivando o desenvolvimento profissional de maneira criativa e eficiente”.
Egressa do Curso de Enfermagem da Uern, a professora enfatiza a alegria de hoje compor o quadro docente da instituição e contribuir para os avanços alcançados pela Universidade e pela Faen.
“A UERN é minha casa. Foi aqui que me formei e é aqui que tenho a honra de ensinar e inspirar as futuras gerações de enfermeiros. Esse prêmio, e todas essas realizações, são também um reflexo da força e da qualidade do ensino que oferecemos”, pontua.