Professora e estudantes da Uern são selecionadas para o Bootcamp HealthTech de Enfermagem

A Profª. Drª. Suzana Carneiro e as discentes Lara Lívia Vieira e Leticia Lamonyele de Souza, do curso de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (Faen) e o discente Thiago Frank Almeida o Curso de Ciências da Computação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foram selecionadas para participar do 3º Bootcamp HealthTech. O evento será realizado nos dias 16 e 17 de setembro, e integra o 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), maior evento científico anual da área de Enfermagem na América Latina, que ocorrerá no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife.

A 3ª edição do Bootcamp HealthTech: Inovação e Empreendedorismo para Transformação das Práticas em Saúde e Enfermagem é focada em inovação e empreendedorismo na área da Enfermagem, e busca incentivar os participantes a desenvolver soluções criativas para os desafios enfrentados na área da saúde. Este é o primeiro grupo de Enfermagem da Uern a participar do Bootcamp HealthTech do CBCENF.

A equipe da Uern apresentará um protótipo denominado “Nurse Note”, que é uma edtech focada no aprimoramento do conhecimento farmacológico dos profissionais de enfermagem. A plataforma conta com espaços personalizados para aprofundamento do estudo sobre medicamentos, e suas particularidades. Além disso, conta com uma sistemática de gamificação e analise de progresso, o que torna o estudo da farmacologia mais rápido e eficiente.

“Incentivar o empreendedorismo na saúde e enfermagem é fundamental para preparar os alunos para os desafios do mercado atual, e o Nurse Note é um ótimo exemplo desse espírito inovador para o desenvolvimento de soluções inovadoras e estimular a criação de negócios próprios”, avalia a professora.

Durante a competição no 3º Bootcamp HealthTech, os participantes, organizados em equipes, desenvolverão a criação e apresentação de seus projetos num curto espaço de tempo, que serão avaliados com base na capacidade de transformar a experiência do usuário, na aplicação de técnicas inovadoras e na validação do modelo de negócio proposto.

A competição é uma excelente oportunidade para promover a colaboração e o networking, permitindo que profissionais e estudantes de Enfermagem trabalhem juntos na criação de soluções com potencial de impacto significativo para a prática da Enfermagem e para a saúde no Brasil.

“Estou muito feliz da nossa equipe ter sido selecionada para o 3º Bootcamp HealthTech e de proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem intensiva e imersiva, que une teoria e prática para estimular desenvolvimento de conhecimentos e habilidades importantes para o exercício profissional. É um evento indicado para aqueles que desejam maior qualificação para entrada no mercado de trabalho ou almejam a valorização da sua carreira, bem como a criação ou potencialização do seu próprio negócio”, disse a professora Suzana Carneiro.

APRESENTAÇÃO NO CONGRESSO

Durante o Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que será realizado de 16 a 19 de setembro, serão apresentados três artigos sob a orientação da professora Suzana Carneiro. Os projetos são os seguintes:

O Reconhecimento dos Estudantes de Enfermagem sobre a importância do empreendedorismo
Relator: Monique Dantas do Rosário
Autor(es): Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes, Jorgivan Silva de Medeiros Filho, Alini Dantas Custódio, Mariani Iasmim Medeiros dos Santos e Thainá Thais Costa de Oliveira

Empreendedorismo na enfermagem: uma revisão integrativa da literatura
Relator: Carlos Wanderson Gomes de Oliveira
Autor(es): Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes, Hemily EvellynS imão Dantas e Maria Eduarda Alves de Albuquerque.

Capacitação para profissionais da saúde sobre atualização do esquema vacinal: relato de experiência
Relator: Carlos Wanderson Gomes de Oliveira
Autor(es): Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes, Maria Eduarda Alves de Albuquerque e Hemily Evellyn Simão Dantas