Professora da Uern lança livro sobre Soror Juana

A professora Drª. Leila Tabosa, da Faculdade de Letras e Artes (FALA),da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), lançará no dia 18 de maio, o livro “SOROR JUANA POETA CULT”. O evento será realizado às 16h30, no Pátio da Reitoria da Uern, dentro da programação do Quinta Cultural.

O título presta uma homenagem a Sor Juana Inés de la Cruz, poetisa da escola barroca, dramaturga, filósofa e freira nova-espanhola. Este ano a musa mexicana do século XVII completaria 375 anos de existência.

A escritora é considerada a primeira feminista das Américas por grande parte de sua Fortuna Crítica. Ela escreveu poesia, prosa, teatro, fez arquitetura ao projetar um arco triunfal e experimentou várias formas de escrita.

Sor Juana Inés de la Cruz foi um dos expoentes da poesia em língua espanhola no século XVII, o “Século de Ouro Espanhol”. Seu trabalho é marcado pela retórica elevada, o virtuosismo linguístico, o gosto pela contradição e pelo exagero. Compôs poemas, comédias teatrais e defendeu o direito da mulher à educação.

O livro “SOROR JUANA POETA CULT” resulta de 20 anos de pesquisa na escritora Leila Tabosa. “Fui iniciada nos estudos barrocos e em Sor JUANA pelas mãos do poeta e professor Francisco Ivan tanto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) quanto na Universidade Autónoma de México (Unam), onde fiz o doutorado. Hoje apresento à sociedade o resultado de duas décadas de convívio diário com a poética da Fênix mexicana”, declara.