A professora mestra Cintia Freitas, da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAD/Uern), foi convidada a integrar a plataforma Justice Americas (www.justiceamericas.org), que reúne especialistas em justiça e direitos humanos das Américas.
A plataforma Justice Americas reúne profissionais e acadêmicos ligados ao estudo das instituições dos sistemas de justiça de diferentes países. A proposta é possibilitar a troca de experiências entre acadêmicos, pesquisadores e atores judiciais, para um debate contemporâneo sobre justiça e administração pública inclusiva.
Com uma bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Cintia Freitas está no Canadá, realizando o Doutorado Sanduíche na Faculty of Social Sciences da University of Ottawa, sob a orientação da Profa. Dra. Christina Clark-Kazak. Sua pesquisa se concentra em pessoas idosas em situação de refúgio.
O convite para integrar a plataforma ocorreu durante 15ª edição do curso de verão “The Juridical-Political Orders in Latin America and Its Relations with Canada”, realizado na Faculty of Law (Civil Law Section) na University of Ottawa.
Sob a coordenação do Prof. Dr. Pierre Gilles Bélanger, Cintia Freitas contribuiu como assistente e professora em uma das aulas do curso, que envolve o assunto da sua pesquisa atual de Doutorado. “Estou verdadeiramente honrada e animada por ter participado deste curso de verão. Agradeço pela incrível oportunidade”, declarou a professora.
O curso contou com a participação de estudantes do Canadá, Chile e Peru, além de professores de diversos países, como Canadá, Peru, Brasil, Chile, México, Áustria, Estados Unidos e Colômbia. A diversidade de participantes enriqueceu as discussões e o aprendizado durante o evento.
Cintia Freitas está realizando seu Doutorado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) desde 2020, sob a supervisão da Prof. Dra. Bibiana Graeff. E em abril desde ano, foi para o Canadá para o Doutorado Sanduíche.